A Prefeitura de Ponta Grossa realizou, nesta quarta-feira (29), a formatura de 116 novos guardas civis municipais, que concluíram o Curso de Formação promovido pela Secretaria de Cidadania e Segurança Pública. A cerimônia, realizada na Arena Multiuso, contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, autoridades municipais, estaduais e familiares dos formandos.
Segundo a prefeita, o reforço no efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) é resultado de investimentos contínuos na área da segurança pública. “Tenho muito orgulho de ser a prefeita que dobrou o efetivo da GCM nos últimos anos. Seguiremos investindo em estrutura, capacitação e inteligência para tornar Ponta Grossa referência em segurança no Brasil”, afirmou.
Confira as últimas notícias policiais de Ponta Grossa
Dos formados, 100 agentes atuarão em Ponta Grossa e os demais foram formados para integrar a GCM de Castro. Eles iniciam suas atividades nas ruas nos próximos dias, conforme anunciou o comandante da GCM, inspetor Alessandro de Macedo.
Curso teve mais de 850 horas de formação
A turma 06/2025 passou por uma formação de mais de 850 horas, com aulas teóricas e práticas sobre legislação, defesa pessoal, condução de viaturas, controle de distúrbios, primeiros socorros, uso de armamento, equipamentos menos letais e abordagem policial. No caso dos agentes de Castro, também foram incluídas disciplinas de legislação e fiscalização de trânsito.
De acordo com o inspetor Rodrigo, coordenador do Centro de Formação, o curso seguiu a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), garantindo qualidade e alinhamento aos padrões nacionais. “Foi o curso mais completo da história da GCM de Ponta Grossa, com a maior carga horária e o maior investimento já realizado pela Prefeitura”, destacou.
Com os novos agentes, a expectativa da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública é ampliar a atuação da GCM, incluindo a implantação da Patrulha Ambiental, que atuará também nas áreas rurais do município.




Add Comment