Ponta Grossa

Prefeitura lança “Programa Cidade Inteligente” e segunda fase do “Governo Sem Papel”

Divulgação
Iniciativas visam modernizar a administração pública e promover o acesso da população a serviços digitais, como o 'Endereço Digital'

A Prefeitura de Ponta Grossa lançou, na noite desta terça-feira (25), o “Programa Ponta Grossa Cidade Inteligente” e a nova fase do “Programa Governo Sem Papel”. Ambos foram desenvolvidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Fazenda e da Agência de Inovação e Desenvolvimento, em parceria com o Sebrae/PR.

Durante o evento, a prefeita Elizabeth Schmidt ressaltou a importância das iniciativas para o desenvolvimento do município. “Estamos comprometidos em transformar Ponta Grossa em um exemplo de inovação e sustentabilidade. Estes programas reforçam nosso compromisso com a modernização da administração pública, facilitando a vida dos cidadãos e promovendo uma gestão mais eficiente e transparente”, afirmou.

Através do Programa Cidade Inteligente, secretários e diretores poderão desenvolver novos projetos que promovam a inclusão e o acesso da população a serviços digitais, como o “Endereço Digital”. Essa ferramenta utilizará coordenadas geográficas, latitude e longitude, para a determinação precisa de localizações de imóveis, em parceria com o Google.

Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, destacou a relevância do Programa Cidade Inteligente. “Integrar Ponta Grossa ao ranking das 21 comunidades mais inteligentes do mundo é um grande feito. O ‘Cidade Inteligente’ chega para potencializar os programas de inovação existentes, sendo um pilar fundamental para o desenvolvimento contínuo de nossa cidade”, disse Tônia.

Conforme o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete, o Programa tem como objetivo preparar o município para que adote soluções de inteligência focadas na melhoria de vida do cidadão e que fortaleçam o ambiente de negócios.

“Com o Programa, que une as experiências do Sebrae/PR e PTI, esperamos promover os modelos de cidades inteligentes, com a melhoria do ambiente de negócios, fortalecimento e estímulo à formalização de pequenas empresas, além de contribuir com a melhoria e aumento de serviços públicos para os pequenos negócios. A ideia é preparar os municípios para que efetivamente a inovação chegue até as pessoas”, diz.

Governo Sem Papel

O Programa Governo Sem Papel é uma iniciativa que visa agilizar, simplificar e tornar mais seguros os processos administrativos municipais. Através dele, a população pode realizar mais de 400 tipos de solicitações online, eliminando a necessidade de deslocamento presencial até a Praça de Atendimento da Prefeitura.

O secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, destacou a importância da sustentabilidade no projeto. “Essa é uma medida extremamente eficaz para o cidadão, para o poder público e de extrema importância para o nosso meio ambiente. A burocracia encontra a sustentabilidade através do Governo Sem Papel”, afirmou.

Na segunda fase do programa, novas funcionalidades serão disponibilizadas, incluindo a Autenticação GOV.BR, ranking de serviços, e uma área logada com as solicitações dos cidadãos. Desde a implantação, o programa já proporcionou uma significativa redução de custos e benefícios ambientais, economizando mais de 464,7 mil folhas de papel.

Leia mais: Polícia Penal e UEPG inauguram fábrica de absorventes na Cadeia Hildebrando de Souza


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone