Cidades Ponta Grossa

Prefeitura passa a divulgar boletins semanais sobre a dengue

Prefeitura passa a divulgar boletins semanais sobre a dengue Boca no Trombone Prefeitura passa a divulgar boletins semanais sobre a dengue
Prefeitura passa a divulgar boletins semanais sobre a dengue
Outras ações semelhantes estão previstas para os próximos dias.

A Prefeitura de Ponta Grossa iniciou nesta terça-feira (11) a publicação de boletins semanais com dados atualizados sobre a dengue no município. A iniciativa, conduzida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), tem como objetivo reforçar a conscientização da população sobre os riscos da doença e incentivar o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

Os boletins, divulgados no site da Prefeitura e nas redes sociais, também incluirão informações sobre casos de zika vírus e chikungunya. De acordo com a presidente da FMS, Liliam Brandalise, a medida busca alertar a população para a necessidade de manter os cuidados, principalmente durante o período de calor intenso. “A divulgação desses números é uma forma de mostrar que o cuidado com os focos do mosquito precisa ser constante e redobrado. Com o trabalho integrado entre a Prefeitura e a população, conseguiremos vencer essa batalha”, afirmou.

Além da publicação dos boletins, equipes de endemias realizam visitas diárias aos bairros, orientando moradores sobre locais onde o mosquito pode se reproduzir. Além dos tradicionais criadouros, como pneus, garrafas, vasos e entulhos, larvas do Aedes aegypti já foram encontradas em bandejas de ar-condicionado, lonas de cobertura, trilhos de box de banheiro e sifões de pias.

Na última semana, a Prefeitura organizou um mutirão de limpeza no bairro Colônia Dona Luiza, com apoio de diversos setores e do Exército Brasileiro. Outras ações semelhantes estão previstas para os próximos dias.

Mudança na metodologia de contagem

O boletim da Prefeitura já segue a nova regulamentação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que deixou de tratar a dengue como uma doença sazonal. Com a mudança, os dados passaram a ser contabilizados anualmente, e não mais por período epidemiológico (de julho a junho do ano seguinte). Além disso, a FMS esclarece que seus números são apurados em tempo real, o que pode gerar divergências em relação ao boletim semanal da Sesa.

Leia também  Vigilância Sanitária implica com galo de criança autista na região

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24) Previsão de hoje (23) Previsão de hoje (22)