Ponta Grossa

Prefeitura veta lei que liberava trailers de serviços em PG

WhatsApp Image 2023-04-16 at 23.21.13 (1) Boca no Trombone Um motorista perdeu o controle do veículo e atingiu um trailer de lanches em Ponta Grossa
Um motorista perdeu o controle do veículo e atingiu um trailer de lanches em Ponta Grossa
A Vigilância Sanitária Municipal também solicitou uma melhor descrição e avaliação dos serviços que seriam implantados em cada trailer,

A Prefeitura de Ponta Grossa comunicou à presidência da Câmara Municipal o veto total à Lei Municipal n. 15.498, que dispunha sobre a prestação de serviços diversos, denominados “Serviços Móveis Especializados”, realizados por trailers e veículos adaptados com localização itinerante. O veto, assinado pelo Poder Executivo, justifica-se por considerar a lei ilegal e contrária ao interesse público, conforme o § 1º do artigo 58 da Lei Orgânica do Município.

De acordo com o documento, a Agência de Inovação e Desenvolvimento – AID, a Fundação Municipal de Saúde e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa – IPLAN manifestaram-se contrariamente à lei, apontando para um elevado potencial de insegurança jurídica e dificuldades na gestão eficiente do espaço público.

A AID argumenta que a lei não está alinhada com as exigências legais contidas no Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), no Plano Diretor de Ponta Grossa (Lei Municipal nº 14.305/2022) e no Código de Posturas do Município. A permissão de uso de espaços públicos e os detalhes sobre uso e ocupação do solo público, presentes na lei vetada, invadiriam o campo das leis urbanísticas do Plano Diretor, que exigem a participação da população antes de qualquer alteração.

Além disso, a lei apresenta conflitos com o Código de Posturas (Lei n. 14.523/2023) nos seguintes aspectos:

* Natureza da Permissão de Uso: O Código de Posturas permite permissões a pessoas físicas e jurídicas, enquanto a lei vetada exclui pessoas físicas.
* Intransferibilidade: O Código de Posturas veda a transferência de permissões, enquanto a lei vetada a admite com anuência da Administração.
* Ocupação do Espaço Público: A lei vetada cria regras de distanciamento inexistentes no Código de Posturas.

A Vigilância Sanitária Municipal também solicitou uma melhor descrição e avaliação dos serviços que seriam implantados em cada trailer, especialmente nos atendimentos de saúde de alto risco.

Leia também  UEPG lidera no Paraná em parcerias sustentáveis, aponta ranking internacional

Luis Carlos Pimentel

Luis Carlos Pimentel

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 Novo painel interativo vai facilitar acesso às informações de contratos da prefeitura 📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária. 📢 POSTO MAHLE REAL E SUAS NOVIDADES, MUDANÇAS E INOVAÇÕES PARA O SEGUNDO SEMESTRE 2025 📢 Reserva recebe investimentos em infraestrutura, saúde e lazer: prefeito detalha ações 📢 Agroleite 2025: nova estrutura e expectativa de R$ 500 milhões em negócios