A tradicional procissão de Corpus Christi movimentou as ruas de Ponta Grossa na tarde desta quinta-feira (19), com a participação de milhares de fiéis. A edição de 2025 marcou a primeira presença de Dom Bruno Elizeu Versari à frente da celebração como bispo diocesano, desde que assumiu o comando da Diocese.
A caminhada religiosa teve início às 14h30, com saída do Asilo São Vicente de Paulo, na região central da cidade. Seguindo um trajeto pelas ruas Júlio de Castilho, Balduíno Taques, Avenida Vicente Machado e Rua Benjamin Constant, a procissão levou o Santíssimo Sacramento em um dos poucos momentos do calendário litúrgico em que a Eucaristia é conduzida publicamente fora da igreja.
A expectativa da organização era reunir cerca de 30 mil pessoas ao longo do percurso. Desde as primeiras horas da manhã, aproximadamente 50 grupos ligados à Igreja Católica — entre paróquias, pastorais, movimentos e associações — participaram da confecção dos tradicionais tapetes coloridos, feitos com serragem, flores e outros materiais. As obras ornamentais decoraram o caminho da procissão e simbolizaram o acolhimento ao Cristo Eucarístico.
Com o tema “Com Jesus na Eucaristia, somos todos peregrinos de esperança”, a celebração deste ano também promoveu um gesto concreto de solidariedade. Os fiéis foram convidados a doar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a ações assistenciais desenvolvidas pela Diocese.
Celebrado anualmente, o Corpus Christi é uma das mais importantes solenidades da Igreja Católica, relembrando a instituição da Eucaristia durante a Última Ceia. A procissão é considerada um ato público de fé e adoração.
Além de Ponta Grossa, os demais 16 municípios que integram a Diocese também realizaram procissões nesta quinta-feira. Fiéis puderam conferir os horários das celebrações nas secretarias ou redes sociais das paróquias locais.
Leia também:
Os desafios da relação entre os militares e o Governo Bolsonaro