Economia

Procon realiza mutirão online de renegociação de dívidas neste mês em PG

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Crédito: Vinicius Sampaio
As dívidas em atraso de cartões de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades que incluem o crédito e instituições financeiras podem ser negociadas no mutirão

Durante o mês de novembro, os consumidores de todo o estado do Paraná têm a oportunidade de renegociar as suas dívidas por meio de um mutirão online promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania, através do Procon-PR com parceria da Secretaria Nacional do Consumidor e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A ação acontece até o último dia deste mês pela internet, na plataforma de solução de conflitos ou de forma presencial nas instituições onde o credor possui a dívida. Para participar do mutirão online o consumidor precisa realizar um cadastro na plataforma. Os interessados serão redimensionados para uma área onde os relatos serão feitos. É importante que o consumidor cite o interesse em participar do mutirão e informe o quanto pode pagar para quitar a dívida.

Após essa etapa, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar a sua proposta. Terminado o prazo da resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno obtido.

O Coordenador do Procon de Ponta Grossa, Naim Nasihgil Filho fala sobre o principal fator de endividamento da população. “O que impacta é diretamente o despreparo do consumidor ao administrar. As vezes as pessoas não seguem aquela receita que é sempre gastar menos do que ganha. Com isso, o consumidor gastar um pouco mais e aí começa um endividamento”, aponta o coordenador. Confira a entrevista do repórter Vinicius Sampaio com Filho e saiba mais.

As dívidas em atraso de cartões de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades que incluem o crédito e instituições financeiras podem ser negociadas no mutirão. Entretanto, dívidas que envolvam bens dados como garantia de financiamentos de veículos ou imóveis, bem como contratos que estão com a parcela em dia, não são passíveis de negociação. Após esse relato, o banco ou instituição financeira tem o prazo de até dez dias para apresentar a sua proposta para o consumidor.

Para participar do mutirão online clique aqui. Por fim, o coordenador Naim recomenda que aqueles consumidores que encontrarem dificuldades, podem ir diretamente na sede do Procon localizada na Rua Balduíno Taques, nº445. O horário de funcionamento do Procon é das 9h às 17h de segunda a sexta-feira.

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