A Comissão Especial de Investigação (CEI) do Lixo realiza, nesta quinta-feira (5), a partir das 15h30, no Plenário da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG), a última oitiva antes da conclusão do relatório final. A depoente será a procuradora da Ponta Grossa Ambiental (PGA), Nahima Razuk, representante da empresa responsável pela coleta e destinação final de resíduos no município.
Última etapa antes do relatório final
De acordo com o presidente da CEI, vereador Professor Careca (PV), essa será a última oitiva da comissão, que tem prazo até o dia 12 de junho para apresentar o relatório final das investigações.
“Essa será a última oitiva realizada pela comissão para que possamos concluir o relatório final. Por fim, ouviremos a empresa responsável pelo Contrato 189/2008 e seu 36º aditivo, que regulamentam a coleta e destinação do lixo em Ponta Grossa”, afirmou Careca.
O parlamentar também ressaltou que os trabalhos foram produtivos e devem gerar encaminhamentos relevantes.
“Acredito que a CEI fez um bom trabalho e que conseguiremos entregar um relatório com muitos apontamentos à população e aos órgãos competentes, para que tomem as devidas providências”, completou.
Quem compõe a CEI do Lixo
A Comissão Especial de Investigação do Lixo é formada pelos vereadores:
-
Professor Careca (PV) – presidente
-
Teka dos Animais (União Brasil) – relatora
-
Léo Farmacêutico (União Brasil) – membro
O que investiga a CEI
Instalada em 12 de março de 2025, a CEI do Lixo tem como foco investigar possíveis irregularidades no Contrato 189/2008 e no seu 36º aditivo, que regulamentam os serviços de coleta e destinação de lixo em Ponta Grossa, sob responsabilidade da Ponta Grossa Ambiental (PGA).
Entre os principais pontos apurados estão:
-
Falta de licitação e ausência de apreciação do aditivo pela Câmara Municipal.
-
Funcionamento da Usina Termoelétrica de Biogás (UTB).
-
Condições dos aterros sanitários Botuquara e Vila Velha, incluindo questões de manutenção, operação e fiscalização.
Próximos passos
Após a oitiva desta quinta-feira, a comissão se dedica à elaboração e finalização do relatório, que deverá ser protocolado até 12 de junho. O documento trará os apontamentos, conclusões e eventuais recomendações para os órgãos de controle e para o Ministério Público, além de prestar contas à sociedade ponta-grossense.
Com supervisão de Marcos Silva.