O vereador Professor Careca (PSB) foi à tribuna do Legislativo Municipal cobrar melhorias para o tratamento de Oncologia em Ponta Grossa. Nesta quarta-feira (29), Careca, junto dos vereadores Paulo Balansin e Léo Farmacêutico, apresentou uma moção de repúdio contra ineficiência na gestão da saúde em Ponta Grossa e nos Campos Gerais.
Na tribuna, Careca destacou a necessidade de melhorar o atendimento das pessoas diagnosticadas com câncer e buscam tratamento junto ao Sistema Único de Saúde. “Nós temos uma lei que garante o início da quimioterapia ou do tratamento prescrito pelo médico para os pacientes diagnosticados com câncer em até 60 dias. Conheço pessoas que esperam o dobro do tempo e não conseguem iniciar o tratamento”, criticou o vereador.
Leia também: Jovem enxadrista irá representar PG em campeonato internacional de xadrez em Florianópolis
Careca lembrou que a moção de repúdio visa chamar a atenção das autoridades do Governo do Estado para o descaso com a Oncologia em Ponta Grossa. “É muito difícil ser procurado por uma pessoa que tem um familiar numa cama, sofrendo por uma doença que já se sabe qual é e já se tem tratamento, e não poder fazer nada para ajudar. A demora do atendimento dos pacientes da Oncologia em Ponta Grossa é inaceitável”, explica Careca.
O vereador do PV ainda que o atendimento para pacientes oncológicos tem sido prejudicado pela falta de informações precisas sobre as filas de espera dos procedimentos médicos, a demora em relação ao diagnóstico e, principalmente, a lentidão no tratamento oncológico. “O câncer é uma doença gravíssima, a demora no tratamento agrava o quadro ainda mais”, diz o vereador.