Profissionais de enfermagem da UPA Santana em Ponta Grossa procuraram o portal Boca no Trombone para denunciar uma série de problemas enfrentados na unidade. Entre as principais reclamações, destacam-se os atrasos nos pagamentos dos salários retroativos referentes a janeiro e fevereiro, além da forma parcelada de pagamento do vale alimentação e do vale transporte.
Segundo relatos dos profissionais, enquanto os funcionários da UPA Santa Paula receberam o valor integral do vale alimentação, estipulado em R$210, os trabalhadores da UPA Santana foram pagos apenas R$105. Essa diferença gerou indignação entre os funcionários, que consideram esses benefícios como essenciais para sua subsistência.
Os profissionais também denunciaram a superlotação na UPA Santana e a falta de funcionários para atender à demanda. Uma das enfermeiras lamentou a situação, afirmando: “Não nos sentimos valorizados nesta empresa que opera dentro da UPA. Além de termos que levar nossa própria refeição, nosso vale refeição, que deveria ser utilizado no valor de R$15 por plantão, não vem inteiro”.
Empresa nega atraso nos salários
Em contato com a empresa responsável pelos funcionários terceirizados que prestam serviços nas UPAs de Ponta Grossa, Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), fomos informados que não há atraso no pagamento do salário e benefício dos colaboradores das UPAs Santana e Santa Paula. “Neste mês de março, de forma pontual, devido a processos administrativos internos, o pagamento do vale alimentação e transporte dos profissionais da UPA Santana ocorreu de forma parcelada, em duas vezes, dentro do mês de vigência. Tal situação, contudo, foi previamente comunicada aos colaboradores e todos estão cientes de que o pagamento da segunda parcela ocorrerá na segunda quinzena do mês”, diz a nota.
Ontem (11) o portal BNT já havia entrado em contato com a INDSH para esclarecer os fatos sobre os salários retroativos. Segundo a empresa, os pagamentos salariais estão em dia, porém, os valores referentes à diferença do piso salarial da enfermagem, que são financiados pelo Governo Federal, estão pendentes devido a trâmites administrativos internos no município. “Tal processo administrativo já está em andamento, aguardando aprovação na Câmara dos Vereadores, e tão logo seja finalizado e o repasse concluído, os valores referentes a janeiro e fevereiro serão pagos aos profissionais”, diz a nota.
Prefeitura aguarda autorização para transferência
Contudo, ao entrar em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa, fomos informados de que não há atrasos nos repasses, mas sim uma questão de autorização legislativa. Sem essa autorização, a Prefeitura não pode transferir os recursos. A Fundação Municipal de Saúde e a Secretaria da Fazenda estão apenas aguardando a votação e aprovação na Câmara Municipal de Vereadores para proceder com o repasse.
Leia mais aqui: Profissionais de enfermagem em PG enfrentam atraso salarial em meio a trâmites administrativos