Ponta Grossa

Projeto “Cápsula Up!” da UTFPR leva pesquisa científica à estratosfera em lançamento inovador

Divulgação
O objetivo é analisar possíveis alterações no metabolismo de microrganismos e germinação de sementes após sua exposição às condições de estresse ambiental

O projeto “Cápsula Up!” é uma modalidade de evento de Pesquisa Científica. Utilizando um balão meteorológico preenchido com hélio, o projeto visa levar experimentos microbiológicos à estratosfera. A pesquisa é realizada no Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), desde 2022 e agora que está finalizada, a cápsula será lançada nesse sábado (13) de abril, às 10h, na cidade de Turvo, localizada na região Centro Sul do Paraná.

Segundo os estudantes que participam do projeto o objetivo é analisar possíveis alterações no metabolismo de microrganismos e germinação de sementes após sua exposição às condições de estresse ambiental na estratosfera. O estudo busca também incentivar a pesquisa entre jovens do ensino médio.

Leia também: Eleição da Câmara Jovem acontece amanhã em PG

O orientador do projeto, Matheus Postigo explica que a “Cápsula Up!” foi elaborada de maneira inovadora, empregando micélio fúngico e resíduos agroindustriais, material biodegradável desenvolvido pela Mush, startup incubada na UTFPR. Ele conta que o molde para crescimento do micélio foi exclusivamente projetado e impresso em 3D pela Incubadora de Inovações da UTFPR (Sprint-PG). “Ao contrário dos experimentos convencionais – que geralmente usam isopor e partes metálicas – o material Mush da estrutura da cápsula é leve, sustentável, um excelente isolante térmico e com propriedades anti-chamas”, salienta.

A cápsula contém duas divisões, uma para os componentes eletrônicos e outra para o material biológico. A eletrônica da cápsula estratosférica coleta dados ambientais em altitudes elevadas. Sensores incluem localização GPS via satélite, medições de altitude, temperatura, pressão, luz UV e gases atmosféricos, todos protegidos e aclimatados por um sistema de aquecimento.

Durante a subida, impulsionada pelo balão de hélio, a cápsula fica completamente fechada e ao atingir uma altitude pré-programada, uma porta lateral se abre com o auxílio de atuadores lineares, expondo o conteúdo da pesquisa científica às condições estratosféricas, contudo sem expor a parte eletrônica. Após alguns minutos, a porta se fecha automaticamente, e após a explosão do balão, a cápsula retorna ao solo com o auxílio de um paraquedas.

Postigo destaca que o projeto visa entender melhor a influência de elementos estratosféricos nos organismos terrestres. “A cápsula será enviada com uma seleção de materiais biológicos, incluindo carne de frango, sementes de chia, alface e a bactéria E. coli. Juntamente irão algumas sementes selecionadas por um projeto de alunos de ensino médio no município de Palmeira – PR, desenvolvido por Julio Caralp, ex-aluno do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT), do campus Ponta Grossa”, relata.

A pesquisa ocorre no campus UTFPR-PG, envolvendo alunos de diversos cursos do campus. A “Cápsula Up!” é um subprojeto da Orion Aerospace Design, projeto de extensão orientado pelo Professor Felipe Mezzadri, do Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica (DAELE). O projeto da cápsula é orientado pelo Professor Matheus Postigo, do Departamento Acadêmico de Química (DAQUI). A iniciativa Orion tem, desde sua criação, o apoio da Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD-PG) por seu impacto positivo na formação dos acadêmicos.

Fique por dentro | Detalhes do Vôo:

  • Altitude de Explosão: 33.000 metros
  • Tempo para a Explosão: 3,7 horas
  • Volume de Lançamento do Balão: 5,8 m³
  • Velocidade de Ascensão: 2,5 m/s
  • Velocidade de Queda: 5 m/s
  • Tempo de Voo: 4,2 horas
  • Peso Estimado da Carga Útil: 3,8 kg

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR