SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Política

Projeto cria programa “Saúde na Escola” na rede municipal de PG

Segundo a justificativa apresentada no projeto, a escola é considerada um espaço estratégico para ações de promoção da saúde

Projeto cria programa “Saúde na Escola” na rede municipal de PG
Arquivo Bnt
Publicidade

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou em Primeira Discussão, nesta segunda-feira (18) o Projeto de Lei nº 440/2025, que propõe a criação do Programa Municipal “Saúde na Escola: Cuidado e Prevenção” na rede pública de ensino de Ponta Grossa. A proposta busca ampliar ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e acompanhamento dos estudantes das escolas municipais.

De acordo com o texto do projeto, a iniciativa prevê integração permanente entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, com foco no desenvolvimento de ações preventivas e na identificação precoce de problemas de saúde que possam impactar o desempenho escolar dos alunos.

Entre as metas previstas no projeto estão a redução de 20% da taxa de absenteísmo escolar causado por problemas de saúde no prazo de seis meses, aumento de 15% da cobertura vacinal em até um ano e redução de 10% da incidência de doenças crônicas em dois anos.

A proposta também estabelece estratégias para a execução do programa, incluindo a contratação de profissional de enfermagem com registro ativo para atuar no acompanhamento das demandas de saúde escolar. Além disso, o texto prevê a realização de exames preventivos, rastreamentos e atividades educativas, como palestras, oficinas e campanhas voltadas aos estudantes.

Segundo a justificativa apresentada no projeto, a escola é considerada um espaço estratégico para ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. O documento destaca ainda que a presença de um profissional especializado poderá contribuir para a elaboração de um plano de saúde escolar contínuo e mais eficiente.

O projeto determina que os custos para implantação do programa deverão ser cobertos por dotações orçamentárias próprias das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, incluindo recursos para contratação de profissionais, aquisição de materiais e realização das atividades previstas.

Leia também  Município de PG aparece entre os “10 piores” em estudo sobre desigualdade de gênero no trabalho

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →