Campos Gerais

Projeto de conscientização sobre o turismo regional nas escolas é lançado em PG

Imagem do WhatsApp de 2024-12-02 à(s) 16.51.23_fe6942a3 Boca no Trombone Imagem do WhatsApp de 2024-12-02 à(s) 16.51.23_fe6942a3
Camila Souza
A iniciativa é firmada entre a Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, Adetur Campos Gerais e onze municípios da região

O projeto Turismo nas Escolas, uma iniciativa de incentivo ao turismo e preservação ambiental, foi assinado e lançado nesta segunda-feira (02), em Ponta Grossa. A solenidade reuniu secretários e prefeitos de municípios dos Campos Gerais, na Associação Comercial Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG). 

Com início em 2025, o projeto tem o objetivo de estimular a reflexão sobre a valorização do turismo local e da preservação ambiental. A atividade será desenvolvida com alunos do 4° ano de escolas municipais, com disciplina desenvolvida pela SETU Paraná e atividades práticas extracurriculares desenvolvidas pelos docentes das escolas. 

Leia mais: Prefeitos dos Campos Gerais deverão ter encontro com Ratinho Junior neste mês de dezembro

A iniciativa é firmada entre a Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, Agência de Desenvolvimento Turístico dos Campos Gerais (Adetur Campos Gerais) e onze municípios dos Campos Gerais: Arapoti, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Sengés e Tibagi.

O presidente da Adetur, Guilherme Forbeck, analisa que o projeto pode agregar no senso crítico das crianças para o futuro. “O projeto trabalha a educação patrimonial, educação ambiental, que cria cidadãos conscientes, livres e independentes”, afirma. Buscamos trazer esse conhecimento para que essas crianças passem a influenciar e cuidar, valorizar o seu patrimônio”, conta. 

Tatiana Nasser e Silva, Diretora de Gestão Sustentabilidade e qualificação do Turismo da Secretaria do Estado de Turismo, diz os professores vão receber capacitação para ministrar as aulas. “A Secretaria faz a qualificação dos professores sobre os atrativos turísticos regionais. Além da qualificação, também é oferecido cartilhas e materiais de apoio para que os docentes levem aos professores na sala de aula”, afirma. 

A secretaria de Educação de Ponta Grossa, Simone Do Rocio Pereira Neves, aponta como o projeto vai agregar para o ensino do município. “Já trabalhamos no nosso currículo os assuntos Turístico e esse projeto vem a agregar. É um trabalho que atua na formação tanto dos docentes quanto dos alunos”, diz. 

Sérgio Belich, atual prefeito de Palmeira, chama a atenção para a questão do turismo como gerador de empregos para o futuro. “Acredito que o Turismo seja uma indústria sem chaminé. É um mercado que cresce muito e é uma oportunidade de as crianças aprenderem a gostar e participar do turismo local”, diz. 

 

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)