O projeto Turismo nas Escolas, uma iniciativa de incentivo ao turismo e preservação ambiental, foi assinado e lançado nesta segunda-feira (02), em Ponta Grossa. A solenidade reuniu secretários e prefeitos de municípios dos Campos Gerais, na Associação Comercial Empresarial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG).
Com início em 2025, o projeto tem o objetivo de estimular a reflexão sobre a valorização do turismo local e da preservação ambiental. A atividade será desenvolvida com alunos do 4° ano de escolas municipais, com disciplina desenvolvida pela SETU Paraná e atividades práticas extracurriculares desenvolvidas pelos docentes das escolas.
Leia mais: Prefeitos dos Campos Gerais deverão ter encontro com Ratinho Junior neste mês de dezembro
A iniciativa é firmada entre a Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, Agência de Desenvolvimento Turístico dos Campos Gerais (Adetur Campos Gerais) e onze municípios dos Campos Gerais: Arapoti, Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Sengés e Tibagi.
O presidente da Adetur, Guilherme Forbeck, analisa que o projeto pode agregar no senso crítico das crianças para o futuro. “O projeto trabalha a educação patrimonial, educação ambiental, que cria cidadãos conscientes, livres e independentes”, afirma. Buscamos trazer esse conhecimento para que essas crianças passem a influenciar e cuidar, valorizar o seu patrimônio”, conta.
Tatiana Nasser e Silva, Diretora de Gestão Sustentabilidade e qualificação do Turismo da Secretaria do Estado de Turismo, diz os professores vão receber capacitação para ministrar as aulas. “A Secretaria faz a qualificação dos professores sobre os atrativos turísticos regionais. Além da qualificação, também é oferecido cartilhas e materiais de apoio para que os docentes levem aos professores na sala de aula”, afirma.
A secretaria de Educação de Ponta Grossa, Simone Do Rocio Pereira Neves, aponta como o projeto vai agregar para o ensino do município. “Já trabalhamos no nosso currículo os assuntos Turístico e esse projeto vem a agregar. É um trabalho que atua na formação tanto dos docentes quanto dos alunos”, diz.
Sérgio Belich, atual prefeito de Palmeira, chama a atenção para a questão do turismo como gerador de empregos para o futuro. “Acredito que o Turismo seja uma indústria sem chaminé. É um mercado que cresce muito e é uma oportunidade de as crianças aprenderem a gostar e participar do turismo local”, diz.