O projeto que cria o programa ‘Parceiro da Escola’ será votado no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) nesta segunda-feira (03). A proposta de lei 345/2024 tende a concentrar os debates durante as duas sessões plenárias realizadas pela Casa.
A sessão ordinária, prevista para 15h, chegou a ser aberta, mas foi suspensa temporariamente logo em seguida, devido a manifestação de professores da rede estadual e sindicalistas dentro da ALEP. Os manifestantes estão em greve e são totalmente contrários à ideia. Veja o momento:
Projeto
O projeto pretende terceirizar cerca de 200 escolas públicas estaduais do Paraná. De acordo com o Governo do Estado, a medida irá “otimizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas mediante parceria com empresas de gestão educacional”.
O texto, que tramita em regime de urgência, permite que terceirizadas sejam responsáveis pelo ensino nas escolas, além de gerir profissionais responsáveis por áreas como limpeza e segurança. Em um primeiro momento, o governo quer implantar o modelo em 200 escolas de 110 cidades, incluindo colégios de Ponta Grossa e região.
Apesar da suspensão temporária, a expectativa é que o projeto vá a votação nesta segunda. O portal BNT segue acompanhando os desdobramentos.
Com informações da ALEP
Leia também: Conmebol define fase ‘mata-mata’ da Libertadores e da Sul-Americana