Edit Template
Paraná Política

Projeto que amplia teste genético para câncer de mama avança na Alep

mabel Boca no Trombone mabel
Foto: Valdir Amaral/Alep
Publicidade

O projeto que propõe ampliar o teste genético para detecção do câncer de mama no Paraná avançou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado (Alep). A proposta, de autoria da deputada Mabel Canto (PP), busca garantir diagnóstico precoce e maior chance de cura para mulheres com histórico familiar ou risco elevado da doença.

A análise da matéria ganhou prioridade neste mês de Outubro Rosa, período dedicado à conscientização sobre a saúde da mulher. O texto do Projeto de Lei nº 460/2022 prevê a inclusão do mapeamento genético entre os exames ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. O exame permite identificar mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, que aumentam significativamente as chances de desenvolvimento de câncer de mama e ovário.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama representa 25% dos novos casos de neoplasia registrados a cada ano no Brasil. Mulheres com mutações genéticas nos genes BRCA1 ou BRCA2 têm até 85% de risco de desenvolver a doença, enquanto na população geral esse número gira em torno de 12%.

Para a deputada Mabel Canto, a medida é essencial para salvar vidas. “Privar as mulheres de um exame tão importante e eficaz é contribuir para o aumento dos casos de diagnóstico tardio, que muitas vezes impede um tratamento eficiente”, destacou.

Leia mais matérias do Bnt! Online (Clique aqui).

O projeto também propõe ajustes na legislação estadual para que os direitos das pessoas com neoplasia maligna sejam amplamente divulgados. A ideia é garantir que todas as mulheres paranaenses saibam sobre o direito ao exame genético quando o projeto for aprovado.

Atualmente, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) já inclui desde 2018 o teste genético de 16 genes relacionados aos cânceres de mama e ovário. A iniciativa de Mabel Canto busca garantir essa mesma oportunidade no sistema público, ampliando o acesso e a prevenção em todo o estado.

Publicidade

“Certa da importância de incluir o teste genético entre os exames ofertados a todas as mulheres paranaenses que utilizam o sistema público de saúde, também pretendemos alterar a legislação estadual que trata da divulgação dos direitos das pessoas com neoplasia maligna, para garantir ampla divulgação desse novo direito a ser conquistado pelas mulheres do Paraná”, concluiu.

*Com informações da Alep

About the author

Yuri Silva

Yuri Silva

Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

Publicidade

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba um e-mail exclusivo com as principais notícias do Portal Boca no Trombone.

    Publicidade
    Publicidade
    📢 PG fortalece Rede de Enfrentamento à violência doméstica. 📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos. 📢 Porto Amazonas celebra 78 anos com Festival Gastronômico e turismo local.