SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 15°C ☁️
Publicidade
Últimas

Projetos de lei vão modernizar gestão dos hospitais universitários do Paraná; entenda

O Governo do Paraná encaminhou nesta segunda-feira (17) à Assembleia Legislativa dois projetos de lei com o objetivo de modernizar a gestão dos hospitais universitários do estado. A proposta visa reestruturar o modelo de governança dessas unidades, promovendo maior integração entre as secretarias estaduais da Saúde (Sesa) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) […]

hospital universitário
Foto: UEPG
Publicidade

O Governo do Paraná encaminhou nesta segunda-feira (17) à Assembleia Legislativa dois projetos de lei com o objetivo de modernizar a gestão dos hospitais universitários do estado. A proposta visa reestruturar o modelo de governança dessas unidades, promovendo maior integração entre as secretarias estaduais da Saúde (Sesa) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) com as universidades. O intuito é garantir que a gestão dos hospitais, como o Hospital Universitário Regional de Londrina (HU/UEL) e o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU/UEPG), se alinhe às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e às políticas estaduais para a área da saúde.

Atualmente, o Paraná conta com quatro hospitais universitários vinculados a instituições de ensino superior, que desempenham um papel estratégico e de grande relevância nas suas respectivas regiões. Durante a pandemia do Covid-19, esses hospitais tiveram um aumento significativo na oferta de leitos de UTI, o que garantiu maior assistência à população. Como resultado, o Governo do Estado ampliou o número de leitos para mais de 300, e essa expansão foi mantida mesmo após o fim da pandemia.

Confira as últimas matérias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

A proposta de reestruturação da gestão dos hospitais universitários inclui a criação da Unidade de Monitoramento e Avaliação dos Hospitais Universitários (UMAHU), uma organização financeira que visa garantir a autonomia das universidades na gestão dos hospitais, enquanto a Sesa mantém a responsabilidade pelos serviços assistenciais do SUS. Além disso, os projetos de lei prevêem ajustes nas regras de plantões docentes, ampliando a possibilidade de escalas diferenciadas e o uso de professores temporários, para garantir uma cobertura contínua e qualificada dos serviços.

Essas mudanças visam garantir uma gestão mais eficiente e integrada dos hospitais universitários, alinhando o ensino, a pesquisa e os serviços assistenciais, beneficiando a população e reforçando a qualidade do atendimento nas unidades de saúde estaduais.

*Com informações da AEN

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →