Eleições 2024

PSOL retira pré-candidatura de Professora Renata e anuncia apoio a Aliel na eleição

Artes BNT (63)
Partido alegou que somente a ‘união das esquerdas podem derrotar a extrema-direita’ e anunciou o apoio ao pré-candidato Aliel Machado

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) decidiu retirar a pré-candidatura da professora Renata Dingueleski nesta quarta-feira (10). A legenda anunciou apoio a Aliel Machado (PV) na corrida pela Prefeitura de Ponta Grossa.

Em nota oficial, o partido alegou que somente a ‘união das esquerdas podem derrotar a extrema-direita’ e citou a França como exemplo, onde o partido da direitista Marine Le Pen não conseguiu formar uma coalizão majoritária no Congresso do país. “É essencial que a esquerda, a esquerda radical e setores que defendem a democracia se unam para derrotar a extrema-direita. A fragmentação entre essas forças progressistas e democráticas só beneficia a extrema-direita”, pontua.

A nota também critica o pré-candidato Marcelo Rangel (PSD), alegando que a união entre um ‘campo democrático’ pode derrotar o ex-prefeito em um eventual segundo turno. “A cidade está enfrentando um caos administrativo após 12 anos sob o controle do grupo político atualmente na prefeitura, liderado por Rangel e a atual prefeita Elizabeth. Este grupo, aliado ao governador, está dividido, o que abre uma oportunidade para um campo unificado democrático chegar ao segundo turno e possivelmente vencer Rangel”

A sigla afirma ainda que foi procurada pelo grupo de Aliel para participar da frente ampla e elaborar o plano de moradia do possível governo, além de influenciar na elaboração dos outros pontos.

Com isso, Professora Renata – que havia anunciado a pré-candidatura em abril – se retira da disputa pelo ‘Palácio da Ronda’ e dá o apoio à Aliel Machado, que agora soma seis partidos na coligação: PV, PT, PCdoB, PDT, PSOL e Rede.

Leia também: Petrobras quer aumentar o volume de importação do gás da Bolívia


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone