A Petrobras anunciou uma redução de 5,6% no preço da gasolina tipo A, vendida para as distribuidoras, a partir dessa terça-feira (3). Na prática, isso representa uma queda de R$ 0,17 por litro da gasolina pura nas refinarias.
No entanto, o consumidor final não sentirá esse desconto de forma integral nas bombas. Isto porque a gasolina vendida nos postos (tipo C) tem uma mistura obrigatória de 27% de etanol anidro, o que dilui o impacto da redução. Segundo cálculos do setor, o preço médio da gasolina comum deve cair cerca de R$ 0,12 por litro, desde que as distribuidoras repassem integralmente a baixa.
De acordo com o Paranapetro — Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná, não há um prazo fixo para que a redução chegue ao consumidor. O sindicato explica que os postos de combustíveis não compram diretamente das refinarias, sendo obrigados a adquirir o produto das distribuidoras. “Vale ressaltar que, como os postos não podem comprar das refinarias e são obrigados a comprar das distribuidoras, a velocidade e dimensão dos repasses que chegam ao mercado final dependem principalmente dessas companhias de distribuição.
Em reduções recentes do diesel, as principais distribuidoras não repassaram a baixa na íntegra”, diz a nota enviada ao Portal BnT.