SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Últimas

R$ 100 milhões: Carambeí terá usina de produção de biometano

A usina de produção de biometano terá capacidade de produção de 28 mil m³/dia. A previsão é a partir de 2028

Biometano Usina Carambeí
Divulgação
Publicidade

O grupo Energisa anunciou nesta semana a compra de 52% da Lurean, uma empresa de tratamento de resíduos e comercialização do adubo orgânico que fica localizada em Carambeí. A partir disso, a companhia vai construir sua segunda usina de produção de biometano que terá capacidade de produção de 28 mil m³/dia. O investimento total é de R$100 milhões com previsão de entrada em operação comercial no primeiro trimestre de 2028. As obras devem começar 2026.

Segundo a Energisa, a transação auxilia na estratégia de diversificação de portfólio, além do reconhecimento como empresa de soluções completas em energia voltadas para demandas dos clientes por combustíveis de baixa carbono e o impulsionamento da economia circular sustentável nas cadeias produtivas agroindustriais.

A Lurean se destaca pela localização estratégica, com proximidade de indústrias geradoras de resíduos agroindustriais, produtores agrícolas que demandam adubos e fertilizantes, além de grandes indústrias consumidoras de gás natural e que desejam descarbonizar a sua produção, adotando o biometano. A ampliação da atuação do Grupo no mercado de biometano acontece em momento estratégico e pelo ótimo ambiente de negócios do estado do Paraná.

Prefeita celebra investimento 

Para a reportagem do Portal Boca no Trombone, a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, conta que “a prefeitura já está trabalhando com os dois grupos e estamos nas últimas licenças ambientais da ampliação”. Elisangela detalha que esse investimento ocorre com o progresso de industrialização que o município trabalha desde 2021.

“Temos uma lei que dá incentivos, fiscais e tributários a pequena, médias e grandes empresas. Também a cidade que proporcionalmente seu número de habitantes mais capacitou a população junto ao Sistema S, preparando a comunidade que tenha uma mão de obra especializada. Juntamente com isso, precisamos trazer empresas e indústrias, para desenvolver o município, além de buscar um crescimento no orçamento”, comenta a prefeita.

Com informações Assessoria

Leia também: Morador de Telêmaco Borba ganha R$ 100 mil do Nota Paraná

Matheus de Lara
Autoria
Matheus de Lara
Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →