Destaque Paraná

Ratinho Júnior é eleito o primeiro coordenador do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD)

coletiva_encerramento_cosud_foto_rdziura-3073 Boca no Trombone
Ratinho Júnior (ao centro), com mais seis governadores ao redor
O Paraná será o primeiro estado a comandar as ações do Cosud, Consórcio de Integração Sul e Sudeste, que após a conclusão da formalização deve ser o maior do Brasil.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi eleito nesta segunda (05) como coordenador do grupo pelos seis demais governadores na conclusão do 8º encontro do Cosud neste sábado, em Belo Horizonte.

Ratinho Junior fica à frente do Consórcio até o fim de 2024 e tem como vice-coordenador um governador da região Sudeste, que deve ser escolhido no próximo encontro, daqui a cerca de três meses, em São Paulo. O grupo é formado pelos governadores Eduardo Leite (PSDB/RS), Jorginho Melo (PL/SC), Tarcísio de Freitas (REP/SP), Cláudio Castro (PL/RJ), Romeu Zema (Novo/MG) e Renato Casagrande (PSB/ES).

Cabe a Ratinho Junior a responsabilidade por conduzir a conclusão da constituição formal do Cosud, o que também deve ocorrer até agosto após uma articulação dos governadores com as Assembleias Legislativas para a aprovação de projetos de lei em cada estado.

Será sob a coordenação de Ratinho Junior que o Cosud vai participar mais ativamente de importantes discussões nacionais. As principais e mais urgentes são a reforma tributária, que está em discussão neste momento na Câmara dos Deputados e cujos detalhes devem ser revelados pelo relator, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, nas próximas semanas. Outra bandeira encampada pelo governador do Paraná é a criação dos fundos de desenvolvimento do Sul e do Sudeste, que são as duas únicas regiões do Brasil que não possuem esse dispositivo.

Carta

Ao longo de dois dias, governadores, secretários, diretores e técnicos dos três estados do Sul e dos quatro do Sudeste estiveram reunidos para debater avanços em relação ao consórcio, além de diversos temas gestão pública.

A conclusão dos trabalhos foi materializada em uma carta assinada pelos sete chefes dos executivos estaduais e lida ao final do encontro. No documento, os governadores reiteraram o compromisso de uma atuação conjunta e cooperativa para a defesa da liberdade, a geração de emprego e renda.

Na carta, é lembrado que os estados que compõem o Cosud abrigam 56% da população brasileira e que as discussões coordenadas pelo consórcio visam o fortalecimento do cidadão, e não o inchaço da máquina estatal. Os governadores também marcaram posição pela defesa de uma reforma tributária que garanta a simplificação do sistema e o respeito ao federalismo, com garantia de autonomia aos estados e municípios.

O documento também formaliza a proposta sugerida pelo governador do Paraná para a criação dos fundos regionais de desenvolvimento, tendo como principais beneficiárias as populações residentes em cidades e regiões que possuem índices de Desenvolvimento Humano menores do que a média nacional.

Leia também: Câmeras de segurança flagram momento de acidente que vitimou motorista em Imbituva

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14)