Economia

Receita libera consulta ao maior lote de restituição do IR da história; veja se você tem direito

Receita libera consulta a maior lote de restituição do IR da história Boca no Trombone Receita libera consulta a maior lote de restituição do IR da história
Joédson Alves/Agência Brasil
Lote de restituição do IRPF deste ano tem R$ 11 bilhões destinados a mais de 6,2 milhões de contribuintes prioritários

A Receita Federal liberou na manhã desta sexta-feira (23) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2025. Este será o maior lote da história, tanto em número de contribuintes quanto em valor liberado. Ao todo, 6.257.108 brasileiros receberão R$ 11 bilhões.

O primeiro lote contempla todos os contribuintes com direito à prioridade legal, além daqueles que optaram por recursos que aceleram o processamento, como a declaração pré-preenchida e o recebimento via Pix. O lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.

Quem tem prioridade?

A distribuição dos valores obedece critérios de prioridade definidos pela legislação e por procedimentos adotados neste ano. Veja como ficou a divisão:

  • 2.375.076 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e indicaram chave Pix (CPF) para recebimento — embora não seja prioridade legal, esse grupo ganhou preferência em 2025;

  • 2.346.445 idosos entre 60 e 79 anos;

  • 1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério;

  • 240.081 pessoas com mais de 80 anos;

  • 199.338 contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de doença grave.

Como consultar?

Os contribuintes podem verificar se foram contemplados acessando a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal). Basta clicar na aba “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”.

A consulta também pode ser feita por meio do aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets, tanto no sistema Android quanto iOS.

Quando o dinheiro cai na conta?

O pagamento será realizado no dia 30 de maio, diretamente na conta bancária informada na declaração ou na chave Pix vinculada ao CPF do contribuinte.

Caso o valor não seja creditado — por exemplo, se a conta foi encerrada —, o contribuinte poderá solicitar o reagendamento do depósito pelo Portal BB (www.bb.com.br) ou pelos telefones:

  • 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);

  • 0800-729-0001 (demais localidades);

  • 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva).

Se, ainda assim, o valor não for resgatado no prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitar a restituição diretamente no Portal e-CAC, acessando o menu “Meu Imposto de Renda” e depois clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Caiu na malha fina?

Se seu nome não estiver na lista deste primeiro lote, pode ser que sua declaração esteja em análise. Nesse caso, o caminho é acessar o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) e verificar se há pendências. Se houver, é possível fazer uma declaração retificadora para corrigir os dados e aguardar os próximos lotes.

Fique atento!

O primeiro lote marca o início dos pagamentos da restituição de 2025, que acontecerão em cinco etapas. Quem não receber agora, ainda pode ser contemplado nos próximos meses. (Com Assessorias)

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 SUPERAÇÃO Guarda Shayane relata desafios e orgulho de atuar na segurança em PG 📢 Procuradora de Castro, destaca avanços legais, valorização de servidores e incentivo a eventos 📢 Prefeito de Jaguariaíva defende PEC 66/2023 📢 👷‍♂️👷‍♀️ MUTIRÃO DE EMPREGO EM TIBAGI 📢💁‍♀️ PONTA GROSSA RECEBERÁ V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES 📢💉CAMPANHA DE VASCINAÇÃO EM TIBAGI AVIÃO CAI NA ÍNDIA