Coluna Destaque

Redes Sociais na preservação da História de Ponta Grossa, por Luiz Carlos Kloster

Praça Barão de Guaraúna e Av. Dr. Vicente Machado - Capelão São João e Igreja Imaculado Coração de Jesus, a Igreja dos Polacos - montagem com sobreposição de imagens.

Redes sociais são plataformas online que permitem que indivíduos, grupos e organizações se conectem e interajam virtualmente.

Podem criar perfis pessoais ou representativos, compartilhar informações, expor ideias, opiniões, mídias e participar de discussões.

Permitem interação entre os usuários por meio de recursos como postagens de texto, compartilhamento de fotos e vídeos, mensagens diretas, comentários, curtidas e compartilhamento de conteúdo.

As curtidas podem ser apoio ao conteúdo, mas permite contestação. Pode representar alegria ou felicidade pela postagem ou tristeza e espanto. Todas as opções de curtidas têm sua avaliação de interação com relação à postagem.

Uma informação importante é a participação dos membros com seus comentários e também é importante saber da quantidade de compartilhamentos, pois indica que eles têm a mesma opinião, que apoiam o comentário, conteúdo ou imagem.

O engajamento de uma postagem envolve o número de visualizações, de curtidas, de comentários, de compartilhamentos e de acesso a links da postagem.

Sempre acompanhamos o Insights de cada postagem importante, para sabermos os reais resultados e necessárias implementações com novas postagens sobre o assunto.

As redes sociais também desempenham um papel importante na disseminação de informações e notícias, permitindo que histórias e eventos sejam compartilhados rapidamente em uma escala global.

Assim é o grupo “Preserva Ponta Grossa”.

NOSSAS FERRAMENTAS

Ferramentas de Texto

A maioria das postagens, baseadas em textos, são avisos ou comunicados de interesse de nossos membros, relacionados a nossas edificações, ao meio ambiente, à cultura, turismo ou tradições.

Algumas postagens são convocações para que os membros participem ou se manifestem sobre assuntos de interesse do grupo.

Com o texto, a gente relata os fatos e indica soluções ou cobra dos responsáveis as ações necessárias para resolver os problemas relatados ou demonstrar nossa indignação por desfeitos com a história de nossa cidade e desrespeito com o meio ambiente.

Ferramenta com Fotografias

As fotos são utilizadas como ferramentas em nosso grupo e disseminadas em redes sociais para assim despertar o interesse de todos para a preservação de nossas edificações, da nossa história e meio ambiente.

Conhecer nossa história, através de fotos antigas, fica mais fácil entender e dar o devido valor à preservação.

A seguir, alguns trabalhos feitos com fotografias antigas e atuais. Temos Colorização, Antes & Depois, Colagem e Sobreposição.

Acredito que alguns de vocês, irão se identificar com as imagens a seguir:

Aqui fotos:

Rua Lamenha Lins – Uvaranas – proximidades da Igreja Imaculada Conceição – a Igrejinha de Uvaranas. Aqui, efeito de colorização.
Demolição do Ponto Azul – efeito de colorização.
Lançamento da pedra fundamental para a construção da Santa Casa – efeito de colorização.
Edificação da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, entre outras ocupações que recebeu. Av. Dr. Vicente Machado, esquina com Rua Augusto Ribas – efeito de colorização.
Rua Balduino Taques, esquina com Rua Comendador Miró – efeito de colorização.
Av. Dr. Vicente Machado, esquina com Rua 7 de Setembro – efeito de colorização.
Rua Bonifácio Vilela, frente à UEPG – Vagão Lanches – efeito de colorização.
Av. Dr. Vicente Machado e Pátio da Rede – montagem Antes & Depois.
Av. Dr. Vicente Machado – efeito de colagem de imagens – continuação de uma imagem na outra.
Av. Dr. Vicente Machado – destaque para Banco do Brasil e Edifício Vila Velha – montagem
com a colagem de imagens – continuação de uma imagem na outra.
Av. Dr. vicente Machado, esquina com Rua Visconde de Nacar – montagem Antes & Depois. Ao fundo, Edifício Itapoã.
Rua Dr. Colares, esquina com Rua Augusto Ribas – Grande Hotel Avenida – montagem com
sobreposição de imagens.
Rua Augusto Ribas, esquina com Av. Dr. Vicente Machado – montagem com sobreposição
de imagens.
Av. Dr. Vicente Machado, esquina com Rua Augusto Ribas – antiga Prefeitura e atual
Correios – montagem com sobreposição de imagens.
Praça Barão de Guaraúna e Av. Dr. Vicente Machado – Capela São João e Igreja
Imaculado Coração de Jesus, a Igreja dos Polacos – montagem com sobreposição de
imagens.
Estação Saudade, antiga Estação Roxo de Rodrigues – público aguardando a chegada de
Getúlio Vargas – montagem com sobreposição de imagens

As fotos são de diversos acervos: Casa da Memória, Fotos Elite (Mingo), Osmário, Paulo J. da Costa e outros. Existem muitas fotos que não têm definida sua origem. Muita gente compartilha fotos na Internet e não dão o devido crédito de autoria ou acervo.

Elas servem como um atrativo para nossos membros, pois praticamente todos interagem a partir delas, contam histórias, suas lembranças, confirmam datas, nomes de pessoas e dos pontos comerciais e residenciais da cidade.

As fotos também permitem que os mais novos conheçam nossa história e compreendam os motivos pelos quais procuramos a preservação destas edificações e das nossas memórias.

Demonstra a força dos antepassados, dos fundadores e responsáveis pelo progresso atual da cidade, os quais devem ser respeitados e as suas conquistas preservadas. Os Herdeiros devem ser sensibilizados pelos feitos dos seus Pais, Avôs e Avós.

Todas as postagens, seja texto ou com fotos, são direcionadas para a defesa da nossa história, do meio ambiente, da cultura e tradições.

MEMBROS DO GRUPO

Nossos membros são ativos e participam sempre que encontram algo que mereça sua atenção dentro do grupo ou dos proprietários responsáveis e da administração pública.

Seguido, recebemos denúncias e a partir delas, verificamos a veracidade do fato e em seguida já publicamos no grupo, preferencialmente com fotos.

Sempre conseguimos chamar a atenção dos responsáveis, sejam proprietários, sejam as autoridades responsáveis ou competentes para o caso.

Contando com a ajuda dos membros, queremos aumentar ainda mais nossa área de atuação ou cobertura, na defesa do nosso patrimônio histórico e do meio ambiente.

Contamos com a participação de todos!

Leia também: Preserva Ponta Grossa, por Luiz Carlos Kloster


Luiz Carlos Kloster

Luiz Carlos Kloster

Sou Luiz Carlos Kloster, pontagrossense, nascido em 1960. Atualmente trabalho como Técnico em Informática, mas minha trajetória profissional abrange diversas áreas.

A intenção de escrever esta coluna foi pela paixão pela preservação e a busca por mais interessados no assunto.
Precisamos garantir a preservação para o conhecimento e valorização dos nossos filhos, netos e bisnetos. Sempre fui muito interessado na história e assim, onde vou, quero saber a história do lugar e dos fatos.
Atuo de forma voluntária nas Redes Sociais e em sites de Internet, promovendo divulgação e apoio para as causas da preservação, inclusive já atuei de forma física na defesa da Catedral (frustrada), das árvores da Praça Barão do Rio Branco e também na distribuição e plantio de mudas de árvores pela cidade junto com Grupo Ecológico Campos Gerais.
Minha missão é aumentar ainda mais nossas ações em todos os meios virtuais e principalmente no Preserva Ponta Grossa, no Face. Em vários casos, precisamos chegar até os responsáveis, sejam do poder Público ou Privado.
Uma boa ferramenta que estou utilizando são as fotografias, tanto as antigas, como as do acervo pessoal. Faço montagens com sobreposição de fotos antigas sobre atuais, a colorização de fotos antigas, apresentação do antes & depois e as montagens tipo colagem.
Espero sinceramente que os temas escolhidos por nós sejam do seu interesse. Convido-os a ler e comentar, participar ativamente da coluna, pois somente assim ela evolui e atenderá nossos anseios.
Sejam bem-vindos a este espaço de preservação e história, que é também seu.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone