Remédio para hipertensão vai ficar mais barato no Paraná
A isenção do ICMS sobre o metoprolol vai reduzir o preço do remédio usado no tratamento da hipertensão e doenças cardíacas no Paraná.

O Governo do Paraná anunciou a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o succinato de metoprolol, um dos medicamentos mais utilizados no tratamento da hipertensão e de doenças cardiovasculares.
A medida foi oficializada no Decreto nº 11.402, encaminhado nesta terça-feira (7) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2026, conforme determinação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Com a isenção do ICMS, o preço do metoprolol — encontrado em comprimidos de 25 mg, 50 mg e 100 mg — deve cair nas farmácias paranaenses já no início do próximo ano. O medicamento é um betabloqueador que ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a força de contração do coração, sendo indicado para pacientes que sofrem com arritmias, infarto ou pressão alta.
Mais notícias: Projeto de Aliel que obriga condenados a custear tornozeleiras é aprovado na CCJ
A redução do imposto representa um alívio financeiro para milhões de famílias, especialmente as que dependem de uso contínuo. Em média, o ICMS sobre medicamentos é de 18%, o que significa que o preço final do remédio pode ficar até 15% mais baixo para o consumidor.
De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara, a decisão faz parte de um conjunto de medidas que buscam reduzir o custo de produtos essenciais para a população. “Trata-se de uma redução da carga tributária sobre um medicamento usado em uma doença cada vez mais recorrente em toda a população. É uma isenção importante que certamente vai impactar a vida de milhões de paranaenses”, afirmou Ortigara.
A medida se soma a outras ações recentes do governo estadual, como a isenção de ICMS na energia elétrica para hospitais que atendem pelo SUS e a adesão ao convênio que isenta produtos como queijo, requeijão e doce de leite.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, cerca de 23% da população do Paraná é hipertensa — o equivalente a quase um em cada quatro paranaenses.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que o número de atendimentos por hipertensão cresceu mais de 500% entre 2019 e 2023, saltando de 868 mil para 4,5 milhões de registros na Atenção Primária.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias























