SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 17°C ☁️
Publicidade
Últimas

Remédio para hipertensão vai ficar mais barato no Paraná

A isenção do ICMS sobre o metoprolol vai reduzir o preço do remédio usado no tratamento da hipertensão e doenças cardíacas no Paraná.

Caixa de comprimidos de metoprolol, medicamento para hipertensão com ICMS zerado no Paraná
Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Publicidade

O Governo do Paraná anunciou a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o succinato de metoprolol, um dos medicamentos mais utilizados no tratamento da hipertensão e de doenças cardiovasculares.

A medida foi oficializada no Decreto nº 11.402, encaminhado nesta terça-feira (7) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2026, conforme determinação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Com a isenção do ICMS, o preço do metoprolol — encontrado em comprimidos de 25 mg, 50 mg e 100 mg — deve cair nas farmácias paranaenses já no início do próximo ano. O medicamento é um betabloqueador que ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a força de contração do coração, sendo indicado para pacientes que sofrem com arritmias, infarto ou pressão alta.

Mais notícias: Projeto de Aliel que obriga condenados a custear tornozeleiras é aprovado na CCJ

A redução do imposto representa um alívio financeiro para milhões de famílias, especialmente as que dependem de uso contínuo. Em média, o ICMS sobre medicamentos é de 18%, o que significa que o preço final do remédio pode ficar até 15% mais baixo para o consumidor.

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara, a decisão faz parte de um conjunto de medidas que buscam reduzir o custo de produtos essenciais para a população. “Trata-se de uma redução da carga tributária sobre um medicamento usado em uma doença cada vez mais recorrente em toda a população. É uma isenção importante que certamente vai impactar a vida de milhões de paranaenses”, afirmou Ortigara.

A medida se soma a outras ações recentes do governo estadual, como a isenção de ICMS na energia elétrica para hospitais que atendem pelo SUS e a adesão ao convênio que isenta produtos como queijo, requeijão e doce de leite.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, cerca de 23% da população do Paraná é hipertensa — o equivalente a quase um em cada quatro paranaenses.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que o número de atendimentos por hipertensão cresceu mais de 500% entre 2019 e 2023, saltando de 868 mil para 4,5 milhões de registros na Atenção Primária.

*Com informações da Agência Estadual de Notícias

Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →