A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) recebeu na segunda-feira (25) o roadshow de apresentação da proposta da parceria de concessão do Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, nos Campos Gerais. O evento contou com a presença de representantes da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Instituto Água e Terra (IAT), Paraná Turismo, prefeituras da região e integrantes da iniciativa privada.
Ao longo do encontro foram feitas apresentações técnicas sobre a proposta de concessão do parque à iniciativa privada e sanadas dúvidas a respeito do projeto que será discutido em audiência pública na terça-feira (26) na cidade de Tibagi.
Para Daniel Wagner, Diretor de Turismo da ACIPG, o roadshow foi uma oportunidade para se discutir e conhecer sobre um projeto que irá gerar oportunidades para os Campos Gerais. “Para nós da ACIPG, é uma alegria estar abrigando uma discussão de tamanha importância para o desenvolvimento do turismo da região. Felizmente o Parque Estadual de Vila Velha hoje está em ótimas mãos e a gestão dele é vibrante, ele se autopromove, e ao fazer isso ele promove a cidade, promove a região e todos estão ganhando muito com isso. E tenho certeza que acontecendo o mesmo com o Parque Guartelá vai ocorrer um dinamismo similar, que vai complementar a experiência dos visitantes que vem aos Campos Gerais. Todo mundo vai ganhar com isso, haverá geração de emprego, renda e desenvolvimento para a região”, comentou.
O presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, destacou o potencial turístico dos Campos Gerais, citando como exemplo outras regiões que foram alavancadas pelo turismo, o que pode vir a ocorrer em Ponta Grossa e cidades próximas. “Costumo dizer que o exemplo de Foz do Iguaçu é o mais forte, ela é a porta de entrada do turista estrangeiro, e hoje é a maior concentração de resorts no Brasil. Tenho convicção que a região (dos Campos Gerais) vai ganhar com a regionalização do turismo, que estamos pregando há um ano e meio, e ela vai se concretizando gradativamente. Vejo a região aqui como um dos principais polos turísticos do Brasil, nós temos ao redor de Ponta Grossa atrações que no Brasil não tem. Enxergo este posto como fundamental para o desenvolvimento do Estado do Paraná, acredito que vamos conseguir e quem assumir o Parque do Guartelá certamente vai fazer um grande trabalho”, afirmou.
A concessão do Parque Estadual do Guartelá foi um pedido reforçado pelo prefeito de Tibagi, Artur Butina, que destacou os ganhos que a cidade pode vir a ter com a efetivação do projeto, que atrairia mais visitantes para a região e alavancaria a economia dos municípios dos Campos Gerais. “A gente tem pedido muito por isso nos últimos anos, mais oportunidades, o Parque permanece praticamente fechado, sem estrutura, a visitação é restrita, e nós gostaríamos que ele fosse aberto para que Tibagi recebesse mais pessoas e mais oportunidades para a cidade. Acredito que essa possibilidade vai fazer um diferencial muito grande para Tibagi e para a região dos Campos Gerais”, finalizou.