Coluna

Sábado de Aleluia, por John Elvis Ramalho

Na coluna deste sábado, John Elvis Ribas Ramalho relembra a tradição de "malhar o Judas", realizada sempre no Sábado de Aleluia

Olá, pessoal do Portal BOCA NO TROMBONE! Estamos vivendo aqueles dias importantes de reflexão, aquele período que nos faz refletir sobre muitas coisas e, independentemente da sua religião, o respeito deve sempre prevalecer. Pois bem, não esqueça o verdadeiro significado da Páscoa, não é só se entupir de chocolate e comer peixe na sexta-feira santa achando que vai se redimir de alguma coisa.

O verdadeiro significado é a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo, aquele que deu a vida por você e salvou o mundo inteiro. MAS para dar uma descontraída, vamos falar também de uma outra tradição dessa época, e claro que eu não poderia deixar de citar a “malhação do Judas”, que parece que anda meio esquecida.

Tem uma música do velho RAUL SEIXAS, que se chama JUDAS, acho que é de 1979 se não me engano, que afirma que o discípulo não seria tão culpado assim, visto fazer parte de “um plano secreto” e já que estava nas escrituras que ele deveria trair com um beijo, assim foi feito, e caso não o tivesse feito ele “morreria cercado de luz” e o mundo então não teria a marca sagrada da cruz… No mínimo, vale uma reflexão.

Pois bem! Mas voltando aqui para nossa área, lembro muito quando era criança e também adolescente de ver muito boneco de “judas” sendo queimado, surrado, pendurado e todas as demais formas de “tortura” imaginável e existente. Principalmente pela piazada das vilas em que este colunista habitava na época.

Era “Judas” de tudo que era jeito, alguns até bem produzidos, mas a maioria era bem tosco mesmo. Tanto que quando a gente se vestia mal, aquele mais irônico sempre soltava essa: – Tá parecendo um Juda, assim mesmo, sem “S” no final.

De forma mais universal é muito usado como sinônimo de traidor ou para pessoa que não é de confiança. Mas, voltando ao assunto anterior, será que ainda vai ter “Judas” pendurado na cidade? VEREMOS…

JOHN ELVIS RIBAS RAMALHO É RADIALISTA, COLUNISTA E BACHAREL. APRESENTA O CLUBE ROCK ? LIGHT NA 94.1 FM, SÁBADO 21HS, NÃO FIQUEM MARCANDO, SINTONIZA!

Leia também: Mensagem do Papa Francisco que ‘liberava’ carne na Sexta-Feira Santa é falsa


John Elvis Ribas Ramalho

John Elvis Ribas Ramalho

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone