Eleições 2024

Saiba como realizar denúncias de crimes eleitorais no Paraná

exemplo (42) Boca no Trombone exemplo (42)
Reprodução/Internet
As denúncias podem fazer denúncias pela internet ou por aplicativos. Saiba como realizar o procedimento nos diversos canais de denúncia

 De acordo com a legislação, os crimes eleitorais são aqueles que atentam contra a autenticidade do processo eleitoral, o funcionamento do serviço eleitoral, a liberdade eleitoral e os padrões éticos ou igualitários nas atividades eleitorais. Alguns exemplos de crimes eleitorais previstos na legislação são: boca de urna, compra de votos, divulgação de fatos inverídicos, falsidade ideológica eleitoral/caixa dois, transporte de eleitores, derramamento de santinhos e calúnia, difamação e injúria eleitoral.

Leia também: Buscas por pai e filho que desapareceram no Rio Tibagi seguem para o 3° dia

 Para evitar irregularidades no período eleitoral, diversas instituições disponibilizam canais de denúncia para os eleitores durante a campanha nos 399 municípios do Paraná. São eles:

  • Gralha Confere: durante o período eleitoral, dúvidas acerca de conteúdos circulados nas redes sociais em relação ao processo eleitoral e a segurança do voto no Paraná podem ser enviadas via WhatsApp. Os conteúdos serão analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e, conforme interesse público, serão divulgados no portal Gralha Confere.
  • Pardal: aplicativo do TRE-PR que permite denúncias de irregularidades durante o período eleitoral.  A denúncia pode ser feita, anonimamente ou não, por qualquer pessoa. Para realizar o protocolo, é necessário enviar provas (fotos, áudios ou vídeos). O aplicativo pode ser baixado na lojas de dispositivos móveis (Android e Apple). 
  • Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (SIADE): canal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permite denúncias sobre os fatos que não são verdadeiros ou descontextualizados que possam causar danos ao processo eleitoral. A denúncia é avaliada por uma equipe que adiciona dados de contexto, como matérias de checagens ou notas de esclarecimentos, que possam evidenciar a veracidade do conteúdo. Clique aqui para denunciar.
  • Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná: sistema direcionado a denúncias de ilegalidades eleitorais na internet. A Procuradoria faz a recomendação de que algumas informações sejam incluídas para que seja realizada a apuração dos fatos. Clique aqui para denunciar.
  • Formulário de Denúncias da Coordenadoria das Promotorias de Justiça Eleitorais: a denúncia sobre ocorrências de irregularidades na campanha eleitoral será analisada pela equipe do Ministério Público do Paraná e poderá ser encaminhada ao TRE-PR. Clique aqui para denunciar.

 Com a supervisão de Kauana Neitzel

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Flagrante na Bonifácio Vilela Homem agride mulher a pauladas em plena via pública em PG Natal Rock em PG Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira