Brasil

Saiba mais da história de Nossa Senhora Aparecida e como ela se tornou padroeira do Brasil

Nossa_Senhora_Aparecida-659265
Imagem da santa foi encontrada em um rio no ano de 1717. O título de Padroeira do Brasil foi dado em 1930, sendo a data reconhecida como feriado em 1980

Em 1717, uma imagem simples e quebrada transformou-se em fé de um povo, até ser proclamada Padroeira do Brasil. Conheça um pouco da história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Tudo começou quando os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram encarregados de conseguir peixes para um banquete que a Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá iria oferecer a Dom Pedro de Almeida, então Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, que estava visitando a região.

Após vários esforços frustrados, os pescadores retiraram das águas do Rio Paraíba uma imagem de Nossa Senhora – que representa Maria, mãe de Jesus Cristo – em dois pedaços: primeiro o corpo, depois a cabeça. Após colocarem a imagem no barco, os pescadores, que até então não tinham conseguido pescar nada, encheram suas redes com uma abundância de peixes.

Antes de levarem os peixes para o banquete, entregaram a imagem a Silvana da Rocha Alves, esposa de Domingos, que reuniu as duas partes com cera e a colocou num pequeno altar em sua casa, em agradecimento pelo milagre dos peixes. Assim nasceu uma devoção, que reuniu moradores da região para rezarem o terço e cantarem a ladainha.

Entre 1717 e 1732, a imagem peregrinou pelas regiões de Ribeirão do Sá, Ponte Alta e Itaguaçu. Em 1732, Felipe Pedroso entregou a imagem a seu filho Atanásio Pedroso, que construiu o primeiro oratório aberto ao público.

Em 1740, uma devoção crescente levou o vigário de Guaratinguetá, padre José Alves Vilela, e alguns devotos a construírem uma pequena capela, onde rezavam o terço e cantavam ladainhas, mas ainda não se celebrava a Eucaristia.

Em 1743, o Pe. Vilela enviou um relatório ao bispo do Rio de Janeiro, Dom Frei João da Cruz, relatando os milagres e a devoção do povo, solicitando a aprovação do culto e a construção de uma igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida. A autorização veio em 5 de maio do mesmo ano

A igreja foi construída no Morro dos Coqueiros, atual local da cidade de Aparecida, em terras doadas por Margarida Nunes Rangel. A festa, em 26 de julho de 1745, durante o dia de Sant’Ana, marcou também o início do povoado chamado “Capela de Aparecida”.

Nessa ocasião, a imagem foi levada em procissão à nova igreja e colocada no altar. O primeiro Santuário, construído em taipa de pilão, não resistiu ao tempo e, em 1844, apresentou risco de desmoronamento e o setor administrativo da capela resolveu pela construção de um novo templo.

Padroeira

Em 2 de março de 1906, o Papa Pio X concedeu a realização de missa e ofício dedicados à Nossa Senhora Aparecida. A licença anterior, concedida por Leão XIII, em 1895, fixava as celebrações da festa somente no primeiro domingo de maio, sem Missa e Ofício próprio.

Em 1908, Dom Duarte Leopoldo e Silva pediu e conseguiu o título e o privilégio de Basílica Menor para Basílica Velha. A dignidade foi concedida por Pio X, em 29 de abril de 1908, e executada com a sagração do templo por Dom Duarte, no dia 5 de setembro de 1909.

Foi durante o Congresso Mariano, no fim da década de 1920, que o líder do episcopado brasileiro Dom Sebastião Leme, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, apresentou aos bispos a proposta para pedir à Santa Sé que declarasse Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. A declaração aconteceu em julho de 1930, pelo papa Pio XI. 

No entanto, a data só virou feriado nacional em 1980, com a Lei 6.802, que instituiu o dia 12 de outubro no calendário oficial e consagrou Nossa Senhora Aparecida como a padroeira do Brasil.

Com informações do A12

Leia também: Você já pensou em ser o herói na vida de uma criança?


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Agenda Cultural (outubro de 2024) Delegada Claudia Kruger fala sobre prisão de Guia Espiritual em PG Prefeita de Carambei avalia seu mandato Desafios de Piraí do Sul Gastos na campanha eleitoral em Ponta Grossa Influência do Joce Nova eleição em PG