Campos Gerais Destaque

Samu de Imbituva completa dois anos com quase 5 mil chamadas

FB_IMG_1706892169142 Boca no Trombone
Fotos: Divulgação
Conforme o vice-prefeito, são investidos mais de R$ 1 milhão para ter o Samu no município

Nesta semana o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Imbituva completou dois anos de serviços prestados e que já salvou muitas vidas dos moradores locais e da região. A Central de Regulação de Urgências recebeu entre 2022 e 2023 da 4ª Regional de Saúde, 20.391 chamadas e em Imbituva foram 4.916.

Conforme divulgou o vice-prefeito de Imbituva, Zaqueu Bobato, 15.975 foram chamadas primárias (quando os chamadas são realizadas pela própria população) e 4.293 foram secundárias (regulação de vagas e transferências de pacientes). Já em Imbituva foram 3.718 atendimentos primários e 661 secundários.

A reportagem do Portal Boca no Trombone conversou com o vice-prefeito. Ele destaca que o Samu é uma conquista para os moradores que há vários anos reivindicavam o serviço no município. “Conseguimos trazer e nesses dois anos o Samu tem realizado um ótimo trabalho. Em dois anos foram quase 5 mil chamadas. Tivemos 2.465 atendimentos com o suporte básico, 222 atendimentos de suporte avançado com a presença de equipe médica e também 29 vidas salvas por meio do transporte aéreo”.

Zaqueu também aponta que foi construído com recursos do município, um heliponto dentro do Pronto Atendimento Municipal e com isso tem agilizado o processo de salvar vidas. Por fim, o vice-prefeito disse que “estamos investindo em média R$ 1.100.000,00 por ano para ter o Samu e é um investimento que vale a pena. Para ter uma ideia, no ano passado investimos 36% do orçamento em saúde, maior recorde da história de Imbituva”.

FB_IMG_1706892177556 Boca no Trombone Leia também: Pneu de caminhão explode durante manutenção e deixa trabalhador ferido em PG

Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica