SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 13°C ☁️
Publicidade
Política

Saneamento: aprovado programa para universalizar serviço de abastecimento no Paraná

O projeto está alinhado ao marco legal do saneamento e deve contribuir para ampliar investimentos no setor, além de gerar impactos econômicos e sociais positivos

Saneamento: aprovado programa para universalizar serviço de abastecimento no Paraná
Alep
Publicidade

A Comissão de Minas, Energia e Água da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou, nesta segunda-feira (4), o projeto de lei nº 283/2026, que cria o Programa Universaliza Paraná. A proposta, de autoria do Governo do Estado, tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em todo o território paranaense.

A iniciativa prevê que o Executivo estadual ofereça apoio técnico e financeiro aos municípios que já possuam estruturas próprias para a prestação desses serviços. A prioridade será dada às cidades com menores índices de desenvolvimento humano (IDH), buscando reduzir desigualdades no acesso ao saneamento básico.

De acordo com o texto, a regulamentação e a forma de execução do programa serão definidas por meio de decreto do Governo do Estado.

Relator da proposta na comissão, o deputado Ademar Traiano destacou que a medida fortalece a cooperação entre Estado e municípios. Segundo ele, o projeto está alinhado ao marco legal do saneamento e deve contribuir para ampliar investimentos no setor, além de gerar impactos econômicos e sociais positivos, como a criação de empregos e a melhoria da qualidade de vida da população.

Além do projeto voltado ao saneamento, os parlamentares também aprovaram o projeto de lei nº 930/2025, de autoria da deputada Maria Victoria. A proposta incentiva o aproveitamento do gás metano gerado a partir de resíduos sólidos para fins energéticos.

O objetivo é estimular o uso de fontes renováveis e tecnologias sustentáveis, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa e promovendo soluções de menor impacto ambiental. O relator da matéria foi o deputado Luiz Claudio Romanelli.

A reunião da comissão foi presidida pelo deputado Luis Corti e contou ainda com a presença do deputado Denian Couto. (Com assessoria)

Leia também  Prefeitura de Ponta Grossa formaliza 42 novos contratos de trabalho em diferentes áreas

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →