O Sebrae Paraná lançou, nesta terça-feira (10), a jornada “Criando Produtos Turísticos de Experiência nos Campos Gerais”, voltada à inovação e ao fortalecimento do setor turístico regional. A solenidade foi realizada no SESC Estação Saudade, em Ponta Grossa, e reuniu empreendedores locais, representantes de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) e secretários municipais de turismo.
Segundo os organizadores, o objetivo é promover a criação de novos produtos turísticos de experiência, com lançamento previsto para o Salão de Turismo dos Campos Gerais, que será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto.
Durante a jornada, as empresas participantes terão acesso a mentorias, consultorias e capacitações, com foco na formatação de ofertas voltadas ao turista contemporâneo. De acordo com a gerente de projetos do Sebrae, Nadia Joboji, a proposta é valorizar experiências que tornem o destino mais atrativo.
“Dentro do destino, desta gestão, a experiência é um dos pilares importantes. O turista vai fazer o quê dentro da cidade? Ele quer vivenciar, ter experiências memoráveis. Então, dentro dessa oferta é realmente trabalhar essas experiências, fortalecendo, para que o turista não venha apenas dormir”, afirmou Nadia.
Leia mais: Bolsonaro nega ter cogitado golpe de Estado durante seu governo
A iniciativa também é vista como uma oportunidade de crescimento para os empreendedores da região. A participante Cristina Sá, proprietária da Casa Leonardo, de Ponta Grossa, comentou sobre a importância da jornada.
“Eu acho fantástico o que o Sebrae está propondo para nós, de aprender, de conhecer, é muito bom. A gente só tem gratidão por essa disponibilidade desse pessoal, estar nos ensinando a como empreender os nossos próprios negócios e dando-nos oportunidade”, disse.
Guia Conheça Campos Gerais
Outro ponto destacado durante o evento foi a importância do acesso à informação para o turista. O Guia Turístico Conheça Campos Gerais 2025 é um projeto que conta com a anuência e a parceria formalizada por meio de um termo de cooperação com a ADTUR Campos Gerais, além do apoio de importantes instituições como o Sebrae, Fecomércio, Secretaria de Turismo do Paraná e Viaje Paraná.
“Ele é um parceiro. Na pesquisa que a gente fez a gente questiona: como o turista vai saber das informações? Ele procura na internet, guias, catálogos. E o Guia dos Campos Gerais tem essa possibilidade de procurar essas informações dos municípios, dos destinos turísticos e o que fazer dentro destes municípios”, explicou Nadia Joboji.
Uma das grandes inovações para 2025 é que, além de ser distribuído nos principais eventos de turismo do Brasil, o guia também será amplamente distribuído nas salas de aula das redes municipais de ensino dos municípios dos Campos Gerais, através do Projeto Turismo na Escola. Veja mais detalhes aqui.
Vamos juntos promover os Campos Gerais para o Brasil e o mundo, levando o turismo também para dentro das escolas e para o coração dos nossos cidadãos!