Destaque Ponta Grossa

Secretário de Meio Ambiente fortalece parcerias para enfrentar desafios da cidade

Secretário de Meio Ambiente de Ponta Grossa busca soluções para os desafios com animais de rua em parceria com protetores e ONGS.

Em uma entrevista exclusiva ao portal Boca no Trombone, o secretário de Meio Ambiente de Ponta Grossa, André Luis Pitela, abordou diversos assuntos relacionados à pasta e à destinação de animais de rua na cidade.

Com uma demanda significativa por castrações, licenciamento de estabelecimentos e tratamentos, a equipe de 144 servidores da secretaria enfrenta desafios constantes. O secretário destacou a parceria com ONGs e protetores de animais como uma estratégia para suprir as necessidades da população. Ele também fez um apelo para que os moradores busquem a castração de seus animais domésticos, a fim de evitar casos de abandono e superpopulação.

Leia também: Plano de cargos começa a valer em PG com aumento salarial de servidores

“Desde quando recebemos a atribuição em 2021, fomos visitar algumas cidades para entender como funcionava toda a dinâmica da castração, atendimento ao animal e demais funções da pasta.”, disse André.

Além disso, Pitela ressaltou que Ponta Grossa enfrenta a triste realidade de aproximadamente 40 mil animais abandonados na cidade. Através de um levantamento realizado pela secretaria, foi constatada a necessidade de um trabalho contínuo para lidar com essa demanda, que é maior do que a população de alguns municípios da região. A colaboração com ONGs e protetores de animais tem sido fundamental para enfrentar esse desafio.

“Sabemos que ainda não é suficiente pois a demanda é muito grande. A nossa demanda de animais abandonados é maior do que a população de pessoas de alguns municípios da região.”, afirmou o secretário.

Uma das medidas adotadas pela secretaria é o recolhimento, tratamento e posterior devolução dos animais de rua ao local de origem, conforme previsto em lei. Todos os animais atendidos pelo CRAR são chipados com dispositivos de rastreamento, visando garantir sua identificação e facilitar futuros cuidados. Além disso, o secretário destacou a importância da participação da população na política ambiental, encorajando a população a enviar sugestões de melhorias através do site da secretaria.

COMO SOLICITAR UMA CASTRAÇÃO?

Segundo o secretário, foram realizadas 4.657 castrações de animais no ano passado em Ponta Grossa, esse ano foram 4.200 até o momento.

Como entrar em contato:

  • Através do telefone da Secretaria de Meio Ambiente, (42) 3220-1000 – Ramal 2308
  • Pelo QR Code que está no site da secretaria e também em terminais de ônibus ou em grandes centros
  • Pelo site
  • Pessoalmente, na Rua Ricardo Wagner, 285 – Olarias

ANSEIOS DA POPULAÇÃO

Paola Ferreira, protetora de animais há mais de 12 anos em Ponta Grossa, atualmente cuida e trata de cerca de 30 cães que foram resgatados. Ela afirmou ao portal Boca no Trombone que gasta cerca de R$ 600 por mês com ração para cuidar dos animais e destacou o avanço proporcionado pelo atual secretário de meio ambiente. “Nunca foi feito nenhum tipo de cadastro até então, mas no início deste ano o secretário Pitela me colocou, junto de outros protetores em um grupo de whatsapp e criou este cadastro, com o intuito de organizar e identificar a quantidade de pessoas envolvidas na proteção dos animais.”, afirma Paola.

Paola ressalta ainda que, o trabalho conjunto proporciona maior voz às protetoras e ONGs. Com 30 animais sendo tratados e acolhidos, Paola enfatiza a importância dessa nova abordagem para o bem-estar dos animais e o apoio aos protetores. “Durante os 12 anos que sou protetora, nunca tivemos esse acesso tão bom, como estamos tendo com o atual secretário de meio ambiente. Para nós está sendo muito importante porque até então as protetoras, as ONGs não tinham voz, cada um fazia o trabalho por conta própria, e agora com o andamento da nova regulamentação e a proximidade do secretário conosco, está sendo um avanço muito importante.”, disse.

Confira abaixo a fala completa de Paola:

Confira a entrevista na íntegra, com o secretário de Meio Ambiente, André Luis Pitela:

 


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone