O Congresso Nacional terá um dia movimentado neste sábado (01), quando serão escolhidos aqueles que comandarão a Câmara dos Deputados e o Senado Federal nos próximos dois anos. Será também definida a composição das mesas diretoras das duas Casas Legislativa.
O mandato dos eleitos valerá para o biênio 2025-2026. Além de elegerem seu presidente, os senadores e deputados escolherão dois vice-presidentes e oito secretários (quatro titulares e quatro suplentes).
Candidatos do Senado
Até o fechamento desta reportagem, cinco senadores estavam na corrida para ocupar a presidência do Senado: Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), favorito na corrida, Marcos Pontes (PL-SP), Soraya Thronicke (Podemos-MS), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE). O eleito substituirá Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Candidatos da Câmara
Três candidatos oficializaram a intenção de disputar a presidência da Câmara: Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito na corrida, Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS). O eleito sucederá Arthur Lira (PP-AL)
A inauguração da nova sessão legislativa será em sessão conjunta do Congresso Nacional, prevista para as 15h. No Senado e na Câmara, o vencedor precisará obter maioria absoluta dos votos para ser eleito em primeiro turno. Caso haja necessidade de segundo turno, bastará que o candidato seja o mais votado para, enfim, definir quem ocupará a cadeira da presidência pelos próximos dois anos.
Com informações da Agência Brasil
Leia também: Diesel e gasolina ficam mais caros a partir de hoje (01). Já o gás de cozinha deve ter preço reduzido