O senador Sérgio Moro, representando o União Brasil no Paraná, aparece como líder nas intenções de voto para a corrida ao governo estadual em 2026, conforme revelado por uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgada nesta quinta-feira, 27.
No cenário das simulações propostas, que incluem uma lista de potenciais candidatos, Moro se destaca em todas as alternativas apresentadas. No entanto, na pesquisa espontânea, onde os entrevistados indicam livremente em quem votariam, seu apoio é de apenas 1,5%. Neste contexto, 72% dos participantes não souberam ou não opinaram sobre suas preferências, enquanto 17,2% afirmaram que escolheriam Ratinho Júnior (PSD), atual governador reeleito em 2023 e considerado um potencial concorrente à presidência nas eleições de 2026. Além disso, 4,2% dos entrevistados manifestaram a intenção de não votar em ninguém ou optar por votos nulos ou em branco.
Em entrevista ao Estadão, Moro expressou sua honra com os resultados da pesquisa e interpretou esses números como um reconhecimento de sua trajetória profissional como juiz, ex-ministro e agora senador. “Esses dados refletem a visão do eleitorado sobre a necessidade de um governo forte para garantir a proteção do Paraná diante dos possíveis desmandos de uma continuidade do PT na liderança nacional e o aumento da criminalidade”, declarou o senador.
Apesar da empolgação gerada pela pesquisa, Moro enfatizou que seu foco permanece em suas responsabilidades atuais no Senado. “Decidirei mais adiante sobre uma possível candidatura ao governo”, afirmou.
A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 25 de fevereiro e envolveu 1.652 paranaenses distribuídos em 64 municípios. A margem de erro registrada é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Leia também: CPI da Sanepar cria canal de atendimento para denúncias sobre falta de água em PG