Policiais militares ambientais apreenderam uma grande quantidade de madeira nativa da espécie pinheiro araucária em uma serraria em Imbituva, nos Campos Gerais. A fiscalização foi realizada como parte das ações de combate ao desmatamento e à exploração de espécies ameaçadas.
De acordo com a Polícia Ambiental, durante a vistoria, o responsável pela empresa não apresentou a documentação exigida pela legislação para o armazenamento e beneficiamento da madeira. Diante da irregularidade, foram lavrados autos de infração ambiental, além da apreensão dos materiais encontrados no local.
No total, foram apreendidos 55,61 metros cúbicos de toras de araucária e 33,96 metros cúbicos de madeira beneficiada da mesma espécie, somando mais de 89 metros cúbicos. A araucária (Araucaria angustifolia) é uma espécie nativa e está listada como criticamente ameaçada de extinção.
Além da apreensão, foram aplicados autos de infração no valor total de R$ 54.000,00. O responsável pela serraria também irá responder criminalmente por crime ambiental relacionado à exploração de espécie protegida sem autorização.
A Polícia Ambiental informa que as ações de fiscalização continuarão em toda a região, visando coibir práticas ilegais contra o meio ambiente. (Com Assessorias)