Edit Template
Campos Gerais Ponta Grossa

Sicredi reúne mais de 400 educadores no Summit Educação 2025

SICREDI Boca no Trombone 1d9c79d1-4ef8-4d42-805b-71434e98a314
Foto: Marcos Silva
Summit Educação Sicredi 2025 reuniu mais de 400 educadores de 13 municípios para fortalecer redes de cooperação e inspirar a educação transformadora
Publicidade

O Summit Educação 2025 foi realizado com o propósito de fortalecer uma rede colaborativa entre escolas, famílias e comunidades, valorizando profissionais da educação e incentivando práticas que promovem cidadania, inclusão e transformação.

Durante o evento, o presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba, Márcio Zwierewicz, destacou que o papel da cooperativa vai muito além dos serviços financeiros.

“O Sicredi vem muito além de prestar serviços financeiros ou bancários. Ele quer, através do seu pinheiro social, trabalhar duas correntes: a parte social, onde a gente apoia várias entidades com nosso fundo social, e, sobretudo, a educação. Essa é a nossa bandeira, porque essa liberta o ser humano”, afirmou.

O presidente também lembrou que os 220 mil associados da cooperativa contribuem diretamente para as ações que acontecem nas escolas municipais.

“Aqui estamos reunindo profissionais da educação de 13 municípios da rede municipal de ensino do Paraná e São Paulo, que têm o programa A União Faz a Vida em parceria com a nossa cooperativa, prefeitos e secretarias municipais. É uma alegria promover a educação e poder deixar o mundo melhor — a educação é o caminho para isso”, completou.

Educação que inspira e transforma

A gerente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Sicredi, Alyne Moreira Lemes, ressaltou a importância dos programas educacionais mantidos pela instituição.

“O Sicredi segue os sete princípios do cooperativismo. E nós temos o quinto princípio, que fala sobre educação, formação e informação, e o sétimo, que é o interesse pela comunidade”, explicou.
“Dentro desse aspecto nós temos três programas educacionais: A União Faz a Vida, as Cooperativas Escolares e a Jornada da Educação Financeira nas Escolas — que chamamos de Cooperação na Ponta do Lápis. Eles trazem princípios de cidadania, cooperação, empreendedorismo e justiça, ensinando nossas crianças a trabalhar com o dinheiro de forma saudável”, completou.

Alyne destacou que o evento foi o primeiro Summit de Educação promovido pela cooperativa, reunindo mais de 400 educadores em um mesmo espaço de troca.

“Estamos falando com crianças e adolescentes sobre cooperar, educação e educação financeira de um modo mais amplo e com um olhar diferente, que é tão carente hoje nas nossas escolas. Presentear os professores com uma tarde cheia de ensinamentos e compartilhamento de ideias é muito rico para todos nós”, disse.

Leia aqui: “Pré-candidatura mantida”, diz Cida sobre disputa com Moro

Palestras inspiradoras

O Summit contou com a presença de dois palestrantes convidados: Alba Salatino e Jean Sigel. Alba, professora e pesquisadora com ampla atuação em temas como cooperativismo, diversidade e relações étnico-raciais, falou sobre o papel do educador na construção de vínculos e na gestão escolar como espaço de afeto e transformação.

Publicidade

“Eu gosto de me apresentar como educadora, gosto de dizer que sou professora e que somos colegas”, afirmou Alba, ressaltando o caráter humano e colaborativo da profissão.

Já Jean Sigel, cofundador da Escola de Criatividade, provocou reflexões sobre o potencial criativo de cada indivíduo e a importância de estimular a inovação nas escolas.

“Só as organizações mais inovadoras pensam em investir em educação, porque todos dependemos de um país mais educado, mais autoral e mais inovador. O Sicredi investindo em programas educacionais é um olhar cuidadoso sobre como as crianças podem ter acesso a conteúdos de cooperativismo, comunicação, colaboração e criatividade”, destacou.

Conheça aqui o nosso canal no Youtube. 

Conexões que geram impacto

Com o tema “Conexões que Transformam”, o Summit reforçou a união entre diferentes atores sociais na construção de uma educação mais significativa, inclusiva e conectada aos desafios contemporâneos.

Ao encerrar o evento, Márcio Zwierewicz deixou uma mensagem que resume o propósito da iniciativa:

Publicidade

“Um dos objetivos do Sicredi com estes projetos sociais e com o Summit de Educação é inspirar outras empresas e empresários a também realizarem ações em prol da educação. Esse trabalho depende da união de todos nós.”

About the author

João Maciel

João Maciel

Jornalista pós-graduado em Produção Textual e Leitura, com grande experiência em assessoria de imprensa, marketing, política e campanhas eleitorais. Coapresentador do BnT News e repórter no Portal BnT Online.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

📢 PG fortalece Rede de Enfrentamento à violência doméstica. 📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos. 📢 Porto Amazonas celebra 78 anos com Festival Gastronômico e turismo local.