Oitenta e cinco souvenirs criativos produzidos na primeira e segunda edição do Projeto ‘SouPG’ estão disponíveis para venda em um catálogo online. A ideia é que novos negócios sejam gerados e que o acesso aos produtos seja facilitado aos potenciais compradores. O projeto foi criado com o objetivo de fomentar a criação de produtos associados ao turismo na cidade.
Na segunda edição do projeto, 57 souvenirs foram criados, entre eles produtos desenvolvidos em madeira, palha, tecidos, azulejos e outros materiais. O ‘SouPG’ contou com a participação de criativos que integraram uma jornada de capacitações, com mentorias e consultorias, sobre turismo e oportunidades de negócios, tendências e inovação no design, empreendedorismo e finanças, além de oficinas sobre personas do turismo, design, custos, precificação e comportamento empreendedor. Depois, os produtos desenvolvidos passaram por uma curadoria. A primeira edição resultou na criação de 28 itens.
Leia também: Pitbulls são contidos por moradores após atacar e matar cachorro em PG
A ação é fruto de esforços do Sebrae/PR e da Prefeitura de Ponta Grossa em parceria com a AdeTur Campos Gerais, Casa do Artesão, Vale dos Trilhos, Fecomércio PR, Sesc, Senac, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PG Turística, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Aracê e Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCGCVB).
A consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji, diz que a iniciativa permite um contato mais acessível e eficiente, fortalecendo o mercado local e incentivando o empreendedorismo regional. “É uma ferramenta estratégica que amplia a visibilidade e o alcance dos produtos inovadores do ‘SouPG’, promovendo uma conexão direta com consumidores e compradores em potencial. Com o catálogo online, o acesso é facilitado para diferentes perfis de clientes, desde turistas que desejam levar um pouco da cultura local, moradores que valorizam produtos autênticos, até empresas interessadas em realizar grandes encomendas para agregar valor ao seu portfólio”, destaca.
Conforme a presidente da Casa do Artesão de Ponta Grossa, Maria Luiza Cortes Cavazotti, o Projeto ‘SouPG’ ajudou a fortalecer a produção dos artesãos criativos e o catálogo online dará mais visibilidade para a comercialização. “O catálogo permite que todos possam comprar os produtos e lembranças que remetem à nossa história e cultura. Possibilita ainda aos clientes e consumidores a oportunidade de boas escolhas na linha de souvenirs”, pontua.
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt ressalta que o catálogo online reúne e facilita o acesso aos produtos artesanais da cidade. “É uma iniciativa que valoriza a identidade ponta-grossense, o talento dos nossos artesãos e impulsiona o empreendedorismo local, fortalecendo nossa economia e promovendo a cultura e turismo da cidade”, diz.
Para a artesã Eliane Aparecida Richards, que participou das duas edições do Projeto ‘SouPG’, a alternativa ajuda a dar visibilidade aos produtos. Hoje, os souvenirs criados por ela, incluindo a aromaterapia dos Campos Gerais, saboaria do Divino, além da linha Capivara Atípica, com camisetas, canecas e livros, são comercializados em feiras, como a do produtor e de gastronomia. “O catálogo tem um acervo grande de informações e imagens. É preciso torná-lo cada vez mais divulgado para que todos tenham resultado. Acredito que toda iniciativa é válida”, considera.
A artesã Maria Izabel dos Santos Sekula produz canecas com telas de artistas plásticos locais, camisetas sustentáveis com gírias de Ponta Grossa, lápis ecológico da lenda de Vila Velha, como também do Operário e do fantasma Hildinho. “Minha expectativa é que esse meio ajude a promover os produtos e que tenha muita procura”, comenta.
Para a turismóloga e coordenadora do Projeto ‘SouPG’, Micheli Introvini Turek, o catálogo online vai fomentar a economia local e incentivar os profissionais deste ramo a crescerem no mercado, além de promover o turismo de Ponta Grossa.
“A expectativa é que os turistas e os próprios moradores que procuram produtos diferenciados que representam o destino que se encontram, se encantem e levem esta lembrança como recordação dos atrativos turísticos e demais especificidades que Ponta Grossa possui, visto que os produtos têm um valor agregado”, completa.
Das assessorias
Siga o Portal Boca No Trombone no Instagram