Edit Template
Brasil

STF adia julgamento sobre aumento de planos de saúde para idosos

STF adia julgamento sobre aumento de planos de saúde para idosos Boca no Trombone STF adia julgamento sobre aumento de planos de saúde para idosos
Agência Brasil
STF adia julgamento sobre planos de saúde; decisão definirá reajustes para idosos com contratos antigos. Entenda o que está em jogo.
Publicidade

O STF adiou o julgamento sobre o aumento dos planos de saúde de idosos com contratos antigos, tema que preocupa consumidores também em Ponta Grossa e em outras cidades do Paraná. A decisão foi suspensa nesta quarta-feira (5) após o ministro Alexandre de Moraes pedir vista do processo, interrompendo a análise que definirá se operadoras podem reajustar mensalidades de beneficiários com mais de 60 anos.

O caso julgado pelo plenário do Supremo envolve uma ação da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSEG), que pede a confirmação da constitucionalidade de um artigo do Estatuto do Idoso. Esse artigo impede as operadoras de cobrarem valores diferentes em razão da idade, o que na prática proíbe aumentos após a vigência da norma, em dezembro de 2003.

Segundo a CNSEG, o dispositivo deve ser interpretado de forma a permitir reajustes apenas em contratos firmados antes dessa data, garantindo segurança jurídica para empresas e consumidores. O relator, ministro Dias Toffoli, já votou a favor da manutenção da regra, acompanhado pelos ministros André Mendonça, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes.

Durante a sessão, o ministro Flávio Dino também acompanhou o relator, mas propôs uma modulação dos efeitos da decisão para evitar impactos imediatos nas operadoras e assegurar proteção aos idosos. Segundo ele, “a adequação de preços deve ocorrer apenas de forma regulada pela ANS e sem retroatividade”.

O resultado final do julgamento do STF sobre planos de saúde ainda depende da análise dos demais ministros. A data para a retomada não foi definida, mas o tema segue entre os mais sensíveis para famílias e aposentados, já que o resultado poderá definir como serão aplicados reajustes para contratos antigos em todo o país.

Com informações da Agência Brasil.

Leia também: Câmara aprova projeto que altera Programa de Alimentação dos Trabalhadores do Executivo

Publicidade

About the author

Fabiano Blageski

Fabiano Blageski

Radialista em Ponta Grossa, atuou em rádios, TV e sites, com experiência no microfone e nos bastidores. Apaixonado por comunicação, entretenimento e notícias, também é promoter de eventos, assessor de imprensa, destacando-se pela versatilidade e busca constante por aprendizado.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

Publicidade

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba um e-mail exclusivo com as principais notícias do Portal Boca no Trombone.

    Publicidade
    Publicidade
    📢 Dia do Rio Tibagi reforça importância e beleza do Rio Tibagi. 📢 PG fortalece Rede de Enfrentamento à violência doméstica. 📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos.