A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) por meio do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), abriu processos de seleção de estudantes do ensino superior e do ensino médio para o programa Talento Tech, que irá qualificar mil jovens em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), no ano de 2024.
Os selecionados irão receber bolsas de estudos no valor de R$1.350,00 para alunos e ex-alunos do Ensino Médio e de R$1.500,00 para alunos que estejam cursando o Ensino Superior. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio das secretarias do Planejamento, da Inovação, Modernização e Transformação Digital, da Educação, de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Fundação Araucária. Serão 500 bolsas destinadas aos alunos e egressos do Ensino Médio da rede estadual e outras 500 para alunos do Ensino Superior das sete universidades estaduais, em cursos EaD ou presenciais.
Para ambas as modalidades, o requisito obrigatório é residir no município de inscrição: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Antonina, Bocaiúva do Sul, Brasilândia do Sul, Cândido de Abreu, Cerro Azul, Clevelândia, Congonhinhas, Cruzeiro do Sul, Curiúva, Doutor Ulysses, Francisco Alves, Guaraci, Guaraqueçaba, Imbaú, Inácio Martins, Ipiranga, Itaperuçu, Itaúna do Sul, Japira, Jardim Alegre, Laranjal, Lupionópolis, Mandirituba, Manfrinópolis, Mariluz, Matinhos, Morretes, Nova Laranjeiras, Piraquara, Pontal do Paraná, Porecatu, Primeiro de Maio, Ramilândia, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Maria do Oeste, Santa Mônica, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Tamarana, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná, Ventania e Xambrê.
Os estudantes de Ensino Médio também devem ser alunos nesse grau de instrução da rede de educação pública paranaense, matriculados e frequentando a 2ª série, 3ª série ou 4º série; ou ser egresso (entre os anos de 2019 e 2023) do Ensino Médio da rede de educação pública (todas as séries cursadas no sistema público estadual de ensino) e não ser acadêmico ou egresso de curso superior.
Os candidatos às vagas do Ensino Superior, além da comprovação de residência em um dos 50 municípios participantes, também precisam ser acadêmicos (modalidade presencial ou EaD) do sistema de Ensino Superior paranaense, preferencialmente dos cursos das áreas de Tecnologia e Inovação, com matrícula ativa nos dois primeiros anos da graduação (quatro primeiros semestres) e ter conta corrente aberta no Banco do Brasil.
Os cursos terão duração de 10 meses, com aulas no regime híbrido. Cada aluno contemplado receberá um notebook durante o aprendizado. As inscrições devem ser feitas até às 17h do dia 03 de junho, exclusivamente neste link. Os editais completos podem ser conferidos aqui..