Destaque Ponta Grossa

UEPG assume oficialmente comando da TVE Educativa

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aprovou na manhã de hoje (20), em reunião do Conselho de Administração (CA), a criação da TV Educativa da UEPG.

O canal, mantido pela Prefeitura Municipal desde 1998, passa a existir na estrutura administrativa da Universidade, vinculado ao Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead).

O Conselho aprovou a alteração do Regimento Interno do Nutead para receber a TV Educativa. “

Em termos estruturais, a professora acrescenta que parte dos equipamentos da emissora foi cedida pela Prefeitura e alguns funcionários essenciais para a manutenção do sinal continuarão atuando na TVE-UEPG.

“A vinda da TV Educativa para a UEPG é um reconhecimento da nossa instituição enquanto formadora de comunicadores sociais e jornalistas, que têm uma tradição muito forte na área cultural e educativa”

Diz Miguel Sanches Neto. O reitor reforça que a decisão favorece a Universidade e a comunidade simultaneamente. “A transição fortalece as ações da UEPG, ao mesmo que garante a manutenção desse patrimônio de Ponta Grossa, que é a TV Educativa, uma das poucas TVs educativas do interior do Brasil”, complementa.

Histórico

Desde 2017, a Prefeitura de Ponta Grossa tem anunciado a intenção em descontinuar a manutenção da emissora. Ao considerar a importância de manutenção de um veículo de comunicação local, a UEPG manifestou interesse em administrar a TV Educativa, em 30 de agosto de 2022.

Por meio do Nutead, a instituição trabalhou num estudo de viabilidade que culminou na apresentação de parecer favorável, encaminhado à Câmara Municipal.Com o Projeto de Lei Ordinária nº 339, de novembro de 2021, o poder público municipal formalizou junto à Câmara Municipal, a intenção de sua retirada da Funepo, e a transferência foi viabilizada.

Fotos: Fábio Ansolin

Transição

A passagem da TVE para a Universidade acontece após parecer favorável da Reitoria à transferência direta da outorga do sinal da TVE, administrada pela Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo), para a instituição e a aprovação do projeto de Lei 339/2021.

A TV Educativa de Ponta Grossa era, até então, um canal de televisão administrado pela Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo).A outorga para o funcionamento da TV foi homologada em maio de 1998.

Em 2000, foi iniciada a transmissão, como a primeira geradora educativa de sons e imagens no Paraná, mantida financeiramente pelo poder público municipal.

Atualmente, a maior parte da programação é composta por programas da TV Cultura, em parceria com a Fundação Padre Anchieta, de São Paulo. A emissora ponta-grossense operou por 17 anos no canal 58 UHF, até passar a transmitir pelo sinal digital.

Leia também: Ratinho Júnior anuncia abertura de concurso público para professores da rede estadual


Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone