A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) reforçou sua parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) em reuniões estratégicas realizadas na última semana. Os encontros contaram com a presença de representantes das demais universidades estaduais que administram Hospitais Universitários (HUs), além da Casa Civil do Paraná e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O objetivo foi debater melhorias e padronizar parâmetros de atendimento nos HUs, garantindo maior eficiência e qualidade nos serviços prestados à população.
Na primeira reunião, estiveram presentes a UEPG, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A pauta central foi a criação de diretrizes comuns para o funcionamento dos hospitais universitários do estado. O vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, destacou que a uniformização de parâmetros fortalece a atuação das instituições e aprimora a gestão hospitalar.
“Esses parâmetros são essenciais para que as universidades tenham as mesmas perspectivas e possibilidades. O HU-UEPG, sendo o mais jovem entre os quatro, tem se destacado em desempenho, eficiência, produtividade e custo-benefício, mas foi concebido dentro de uma nova perspectiva. A reunião foi muito produtiva e trouxe avanços significativos”, afirmou Demiate.
Além dessa discussão, o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, se reuniu com o chefe de gabinete da Sesa, Ian Lucena Sonda, para alinhar ações que possam ampliar a assistência prestada pelos hospitais universitários na região dos Campos Gerais. Durante o encontro, foram debatidas novas possibilidades de serviços e melhorias na integração entre a rotina universitária e as demandas da área da saúde.
A diretora-geral dos Hospitais Universitários da UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, e o diretor financeiro dos HU, Giovanni Panazzolo, participaram de ambas as reuniões e destacaram a importância da equidade entre as equipes dos hospitais universitários. “Desde a criação do Comitê dos Hospitais Universitários, em 2022, houve um estreitamento da relação entre os diretores dos HUs e suas equipes. Apesar de ser o mais novo complexo hospitalar, o HU-UEPG tem se sobressaído em diversos processos de gestão”, ressaltou Fabiana.
A diretora também lembrou que representantes da Casa Civil e da Seti já realizaram visitas técnicas ao HU-UEPG para conhecer de perto o trabalho desenvolvido. A mais recente ocorreu no dia 13 de fevereiro, reforçando a importância da unidade no contexto da saúde pública paranaense.
Com essas ações, a UEPG reafirma seu compromisso não apenas com a educação, mas também com a assistência em saúde, fortalecendo sua atuação junto ao governo estadual para oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado à população.