Destaque Ponta Grossa

UEPG participa como jurada do Prêmio Queijos do Paraná

52943023006_77e7081fc9_o1-1232x821 Boca no Trombone
Fotos: Sistema Faep
UEPG avalia queijos no Prêmio Queijos do Paraná, premiando produtos de alta qualidade. Escola de Queijos oferece curso de fabricação.

Os melhores queijos do Paraná também ganharam selo de qualidade da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Na última quinta-feira (01), a instituição, representada pela professora do Departamento de Engenharia de Alimentos, Deise Rosana Simões, participou como jurada do Prêmio Queijos do Paraná.

A premiação recebeu 323 queijos para avaliação, no evento que aconteceu no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Durante as atividades, promovidas pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), a Escola Tecnológica de Leite e Queijos dos Campos Gerais (ETLQueijos-UEPG) também participou como uma das expositoras.

Leia também: Ponta-grossense com doença rara nos olhos pede ajuda para custear cirurgia urgente

A professora Deise fez parte do corpo de 60 jurados e avaliou 20 queijos concorrentes, como queijos de massa prensada não cozida; massa cozida; frescal; massa filada; queijos autorais; entre outros. “Esse projeto começou há 9 meses, em que tivemos muitas reuniões para completar o processo”, recorda.

Foram 16 horas de treinamento sensorial, divididos em palestras e atividades práticas. “Utilizamos critérios sensoriais e suas escalas de intensidade.  Ao final de cada avaliação, o queijo recebia uma nota e a equipe de cada mesa formulava um feedback ao produtor”, conta a professora.

Com o retorno dos jurados, o produtor teria dados para reformulação do queijo. “Eles também receberam elogios da qualidade do seu produto, o que os estimulou e motivou para permanecerem no mercado”.

Para definir os queijos bronze, prata e ouro, o júri deu notas de 0 a 20 – os produtos com 18 pontos ou mais foram premiados com medalha de ouro, a prata ficou com os que obtiveram 16 pontos e a medalha de bronze, para os de 14 pontos. “Tive a oportunidade de me deparar com muita criatividade, inovação, cuidado e carinho com cada queijo inscrito. Isso mostra a qualidade do leite e o potencial do estado do Paraná, principalmente da região dos Campos Gerais, em produzir queijos com diversidade e qualidade”.

Para Deise, a premiação foi um período de muito aprendizado na área. “Foi uma grande responsabilidade participar, foi uma troca satisfatória entre todos integrantes do grupo de jurados, o que contribuiu para melhoria da minha formação e atuação como docente da UEPG”.

Participação da ETLQueijos

Dentre os medalhistas, quatro são da região de Ponta Grossa – um ouro e três bronzes – todos ex-alunos da ETLQueijos. Para Deise, o sucesso do evento também se deve à influência da universidade pública. “É fundamental para a integração entre diferentes segmentos do mercado que podem fazer parcerias e reforçar a importância da universidade como pilar do conhecimento científico e tecnológico para a sociedade”, finaliza.

O Prêmio Queijos do Paraná reservou um espaço para a ETLQueijos, que apresentou atividades e experiências dos alunos. Jessyca Willermann representou a Universidade no estande. “Foi uma experiência muito interessante, tive a oportunidade de conversar com várias pessoas, de diversos segmentos da cadeia produtiva do leite”.

Para ela, o evento teve tudo a ver com o curso de Engenharia de Alimentos e a ETLQueijos. “Tenho muito orgulho de fazer parte desse momento histórico em que o Paraná se levanta para reconhecer os nossos queijeiros, que trabalham com tanto amor para nos entregar queijos da maior qualidade”.

Assim como Jessyca, Larissa Evers também é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e participou do evento. “Divulgamos a Escola de Queijos e acompanhamos a premiação dos melhores queijos”, explica.

A UEPG é a única Universidade do Paraná que oferece o curso de qualificação para fabricação de queijos. “Esse evento foi importante para mostrarmos nosso trabalho, nossas pesquisas e para compreendermos a demanda deste nicho de mercado”, completa.

Escola de Queijos

A ETLQueijos da UEPG está com inscrições abertas para o 12º Curso de Extensão em Fabricação de Queijos. O curso é ministrado por professores do curso de Engenharia de Alimentos e profissionais convidados e acontece todos os sábados, de 15 de julho a 25 de novembro. As inscrições seguem abertas até 15 de junho.

No cronograma, são previstas aulas em que os alunos poderão aprender como produzir e processar queijos finos, harmonizar com bebidas, massas e doces. O curso terá 56 horas, divididos em sete módulos, com custo total de R$ 3.500,00,  os quais podem ser divididos em quatro vezes de R$ 875,00 por boleto bancário, que será entregue no início do curso para os participantes.

O encerramento está marcado para acontecer no 11º Workshop Internacional de Leite e Queijos. A seleção será por meio do preenchimento do cadastro. Mais informações, como a programação completa, estão no site aqui.

Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica