SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Ponta Grossa

UEPG recebe seminário sobre boas práticas na gestão do Ensino Superior

O encontro destacou experiências bem-sucedidas de instituições públicas e privadas, com foco em planejamento e melhorias.

WhatsApp Image 2025-05-13 at 132258
Marcos Silva
Publicidade

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu nesta terça-feira (13) um seminário voltado às boas práticas na gestão do Ensino Superior, reunindo especialistas, gestores e representantes acadêmicos para discutir estratégias eficientes e inovadoras na administração universitária. O encontro destacou experiências bem-sucedidas de instituições públicas e privadas, com foco em transparência, planejamento e melhoria na qualidade do ensino.

Durante a cerimônia de abertura, o governo estadual anunciou quatro encomendas governamentais que, juntas, somam cerca de R$ 18,7 milhões em investimentos destinados ao fortalecimento da educação superior nas universidades estaduais do Paraná. Os recursos serão aplicados em programas estratégicos voltados à modernização da gestão acadêmica, à qualificação profissional e à aproximação entre universidade e sociedade.

As ações anunciadas contemplam:

  • Programa Unidata – voltado à integração e gestão de dados acadêmicos nas universidades estaduais, com investimento de R$ 12 milhões;
  • Programa de Microcredenciais – que incentivará a oferta de cursos de curta duração para servidores públicos e a população em geral, com recursos de R$ 2,8 milhões;
  • Programa NIP (Núcleo de Inserção Profissional) – com foco no aprendizado prático e na integração entre universidade e sociedade, com aporte de R$ 2,4 milhões;
  • Programa Protag – voltado à formação de lideranças e gestores públicos, que receberá R$ 1,5 milhão.

O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, participou do Fórum de Boas Práticas do Ensino Superior, realizado no Grande Auditório do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento iníciou às 9h com a presença de autoridades, docentes, estudantes e lideranças acadêmicas.
Durante o fórum,  Aldo Bona também ministrou a palestra “As Universidades frente aos desafios contemporâneos de formação integrada”, na qual destacou a importância da inovação e da articulação entre ensino, pesquisa e extensão nas instituições públicas de ensino superior. Ele concedeu entrevista ao jornalismo do Portal Boca no Trombone (BnT):

Leia mais: US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025

Eduardo Freitas
Autoria
Eduardo Freitas
Jornalista, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Santa Amélia (UNISECAL). Com ampla experiência em veículos de comunicação, já atuou em televisão, rádio e portais de notícias. Atualmente, é repórter do Portal BnT e integra o time de apresentadores do BnT News, onde se destaca pela versatilidade e compromisso com a informação de qualidade.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →