Destaque Ponta Grossa

UEPG se posiciona sobre ataque hacker que invadiu sistemas na manhã de hoje (30)

UEPG afirmou que nos últimos cinco anos, apurou todas as denúncias de assédio sexual, sendo que duas delas resultaram na punição máxima aos seus autores.

Após o ataque hacker que invadiu o site e algumas funcionalidades da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na manhã de hoje (30), a instituição emitiu uma nota oficial afirmando que a UEPG, nos últimos cinco anos, apurou todas as denúncias de assédio sexual, sendo que duas delas resultaram na punição máxima aos seus autores. Confira abaixo a nota na íntegra:

“A Universidade Estadual de Ponta Grossa informa que está monitorando a ameaça de ataque cibernético a seus sistemas e sites. O Núcleo de Tecnologia da Informação da UEPG atua preventivamente para manter as páginas da Universidade no ar.

No comunicado enviado para a imprensa, o grupo de ativistas alega que as instituições-alvo devem adotar medidas efetivas contra o assédio sexual. A UEPG, nos últimos cinco anos, apurou todas as denúncias, sendo que duas delas resultaram na punição máxima aos seus autores. Além disso, promove campanhas institucionais contra assédios e mantém canais de denúncia por meio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), via Whatsapp (42) 3220 3237 e e-mail [email protected].”

O ataque

Nas primeiras horas da manhã de hoje (30), o perfil “LowProfile” no X (Antigo Twitter) anunciou ameaças de ataque cibernético à UEPG em protesto contra o assédio sexual nas universidades.

O grupo Anonymous, por meio de mensagem direcionada à instituição, exigiu a implementação de políticas mais robustas com relação a assédios sexuais na instituição. Confira abaixo a publicação:

 

O site oficial da UEPG e acessos internos de estudantes apresentam instabilidade desde as 9h.

Leia também: Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam hoje (30)


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone