SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☁️
Publicidade
Ponta Grossa

UEPG sedia simpósio do Junho Branco sobre saúde mental e prevenção ao uso de drogas

A proposta busca fomentar o debate sobre saúde mental, enfrentamento ao estigma e fortalecimento da rede de atenção psicossocial.

WhatsApp Image 2025-04-01 at 142008
Foto: UEPG
Publicidade

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) sedia no próximo dia 26 de junho o Simpósio Junho Branco: Nas Rimas da Superação, evento voltado à conscientização sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas. A atividade ocorre no Grande Auditório do Campus Central, das 8h às 12h, e integra as ações da campanha internacional Junho Branco.

O simpósio tem como tema central a “Prevenção ao uso de substâncias psicoativas e a importância da redução de danos para valorização da dignidade do sujeito”. A proposta busca fomentar o debate sobre saúde mental, enfrentamento ao estigma e fortalecimento da rede de atenção psicossocial.

Entre os objetivos do evento estão a promoção do protagonismo de pessoas em processo de reabilitação, o fortalecimento do diálogo entre universidade, serviços públicos e sociedade civil, além da divulgação de práticas de redução de danos como estratégia de cuidado em liberdade.

Leia mais: Estado anuncia abertura de 13 novos leitos em hospital de PG

Programação

A programação será dividida em três momentos principais. O primeiro contará com a participação de Ricardo Urban, escritor e paciente do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), que irá compartilhar sua trajetória de superação, além de apresentar sua obra literária.

Na sequência, a assistente social Ana Paula Ohata, que atua na área de saúde mental e políticas sobre drogas, abordará os desafios do cuidado em território, a importância da rede psicossocial e as ações desenvolvidas no contexto da campanha Junho Branco.

Encerrando as falas, a professora da UEPG e assistente social Fabiana Vosgerau Trentini, que possui experiência profissional em saúde mental, tanto em hospital psiquiátrico quanto no CAPS AD, fará uma análise sobre os desafios e práticas no campo da saúde mental e da redução de danos.

Além das palestras, o evento contará com espaço para perguntas e reflexões, promovendo o diálogo entre profissionais, usuários da rede, estudantes e comunidade em geral. Ao final, será oferecido um coffee break para integração dos participantes.

Veja abaixo o cronograma:

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO 

HORA  ATIVIDADE
08h00 – 08h30 Credenciamento 
08h30 – 08h40 Abertura de apresentação do simpósio
08h40 – 09h10 Palestra com Ricardo Urban (apresentação pessoal, vivência como paciente do CAPS AD e expressão literaria)
09h10 – 09h20 Apresentação cultural (Declamação de poesia por Beatriz, aluna de Serviço Social)
09h20 – 09h50 Palestra com Ana Paula Ohata (Redução de Danos)
09h50 – 10h20 Palestra com Fabiana Vosgerau Trentini (Junho Branco)
10h20 – 11h00 Debate e perguntas 
11h00 – 11h30  Encerramento e coffee break

O simpósio é aberto ao público em geral, com foco na participação de usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Ponta Grossa, seus familiares, estudantes e profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social, Jornalismo, Educação, além de membros de associações comunitárias, movimentos sociais e qualquer cidadão interessado na temática da saúde mental e da prevenção ao uso de substâncias.

WhatsApp Image 2025-05-27 at 125522
#image_title
Vinicius Sampaio
Autoria
Vinicius Sampaio
Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →