Mães questionam longa espera por atendimento na UPA Santa Paula, em Ponta Grossa, e pedem comprometimento da equipe médica com os pacientes. O Portal BnT foi acionado para ir até a UPA na tarde desta segunda-feira (09), após um grupo de mãe realizarem um protesto pela falta de atendimento. A Unidade alega que está operando acima do limite, atingindo a capacidade máxima de atendimento para 24 horas.
Segundo o depoimento de uma mãe, 32 crianças aguardavam atendimento enquanto os profissionais da unidade não demonstravam urgência para resolver a situação. “Eles estão negando atendimento, já faz quatro horas que estou aqui dentro esperando, e minha filha está com febre”, desabafou.
Ela ainda destacou a demora no atendimento pediátrico, afirmando que os médicos levam entre 20 a 30 minutos para chamar cada criança e que, durante o período de espera, os profissionais ficavam conversando e não atendiam os pacientes. “Falta comprometimento. Elas ficam lá dentro conversando, e a médica mexendo no computador”, criticou.
A situação piorou após uma confusão entre os trabalhadores e os pacientes, levando a unidade a estabelecer uma lista de chamadas. “Agora, se a pessoa não aparece na lista, perde a vez”, contou a mãe, evidenciando o clima de insatisfação que se instalou no local.
A Upa Santa Paula foi indagada pelo BNT sobre o caso e nos enviou a nota abaixo:
A UPA Santa Paula esclarece que nesta segunda-feira (09) registrou um alto fluxo de pacientes na unidade, ultrapassando antes das 17h a capacidade máxima de atendimento para 24 horas, 338 pacientes, o que ocasionou aumento no tempo de espera para pacientes não graves. Como medida de contingência para atender a alta demanda, foram acionados um médico e um enfermeiro extra para realizar a classificação de risco e as consultas, especialmente no setor de pediatria.
Na unidade, os pacientes são atendidos de acordo com a prioridade definida na triagem e classificação do risco, sendo os casos mais urgentes atendidos primeiro e os menos graves depois que todos os urgentes foram atendidos, considerando o maior risco de agravo à saúde destes. Desta forma, diante do alto fluxo, é inevitável que o tempo de esperta seja maior aos pacientes com quadro clínico classificados como pouco ou não urgente.
Como medida de contingência nessas situações de alto fluxo, a UPA adota ações específicas, como a abertura de um consultório médico extra e mais uma classificação de risco. São medidas realizadas para tentar minimizar o impacto na assistência e nos pacientes. Nesta segunda-feira, por exemplo, são 7 médicos atendendo nos consultórios, um a mais do que a escala padrão, e 3 enfermeiros na classificação de risco, um além do normal. Esse é o limite operacional da unidade, pois não há mais consultórios ou espaços disponíveis para tais atendimentos. Outras medidas de contingência adotadas nestes casos, são reforçar as orientações aos usuários que aguardam atendimento e gerenciar o fluxo para garantir atendimento a quem precisa.
Segunda-feira é o dia de maior fluxo nas UPAs
O alto fluxo de pacientes é comum de ocorrer na unidade às segundas-feiras, dia em que, inclusive, a equipe já se organiza para receber mais pacientes. Em comparação com o mesmo horário de ontem, domingo, por volta das 17h00 menos de 200 pacientes haviam dado entrada na UPA Santa Paula, 130 a menos do que nesta segunda-feira.
Por este motivo, a UPA também orienta os pacientes que não estão com o quadro agravado, que procurem a unidade em dias e horários alternativos, como fins de semana e madrugada, ou busquem atendimento diretamente nas unidades de saúde, evitando assim espera excessiva, insatisfação e a superlotação das UPAs.
Quando procurar a UPA ou a UBS?
Casos atendidos na UPA
• Parada Cadiorrespiratória
• AVC/Derrame
• Infarto/ dor intensa no peito
• Anafilaxia (reação alérgica)
• Dispneia/ Falta de ar intensa
• Picada ou mordida de animais venenosos
• Intoxicações
• Acidente de carro ou moto
• Ferimento de arma de fogo
• Ferimento por arma branca (faca)
• Politrauma/ fraturas
• Queimaduras
• Tentativa de suicídio
• Surtos psiquiátricos (UPA Santana)
• Febre acima de 39 graus
Casos atendidos em Unidades Básicas de Saúde
• Consultas de rotina
• Dor de garganta
• Cefaleia/ dor de cabeça
• Unha encravada
• Dor de ouvido
• Dor na coluna
• Vômito e diarreia
• Vacinas
• Curativos
• Retirada de pontos
• Renovação de receitas
• Trocas de sondas
• Encaminhamento para especialidades
• Queixas de dores crônicas
• Pequenos resfriados
• Enxaqueca
• Febre baixa ou moderada (até 38º)
• Pré Natal
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