Ponta Grossa

UPA Santana proíbe mãe de acompanhar criança durante internamento

Mais uma vez o Portal BnT Online recebe novas denúncias envolvendo o sistema público de saúde do município de Ponta Grossa, desta vez a mãe de um jovem de 12 anos foi proibida de acompanha-lo em seu internamento.

Com apenas 12 anos, o jovem sofre apresenta problemas de saúde e aprende a viver com a diabete, lutando contra a doença, o menino necessitou ser internado na Unidade de Pronto Atendimento – UPA Santana. Após o internamento a mãe do paciente foi “convidada” a se retirar do local, não sendo permitido a presença de acompanhante ao paciente.

Aflita em não poder acompanhar o filho, considerado ainda uma criança, a mãe pediu apoio a familiares e amigos, para que a equipe médica do município de Ponta Grossa repense a decisão. A imagem da criança foi registrada pela mãe durante período de visita.

A decisão da direção clínica da UPA Santana descumpre a Lei n 8.069 de 13 de julho de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente, onde em seu artigo de número 12 prevê o acompanhamento em tempo integral dos pais ou responsável durante a internação de criança ou adolescente.
ECA  Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990
“ Art
. 12. Os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.” (NR)

[RELACIONADAS]


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Entenda sobre a Central de leitos no PR Impacto de Trump no Brasil Qual é o objetivo do JOIA Porque EAD não pode participar do JOIA Secretaria de Estado do Turismo abre edital Podcast ‘Esporte Emoção’ no Portal BNT Reeleição de Elizabeth Schmidt (UNIÃO) em Ponta Grossa