Vacinação da dengue continua em PG e coordenadora comenta do anúncio sobre a suspensão
Vacinação Qdenga para adolescentes continua em Ponta Grossa. A vacina do Butantan foi suspensa.

Durante entrevista no BnT News desta terça-feira (9), a coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Ponta Grossa, Danielle Fabian, também comentou sobre a vacinação contra a dengue e da suspensão da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan.
Ela detalhou que a vacina Qdenga utilizada para adolescentes no município, desde 2024, segue sendo aplicada. Por outro lado, Danielle contou que recentemente começaram utilizar a vacina do Butantan, qual foi destinado primeiro aos profissionais de atenção primária, especialmente os agentes comunitários, mas com o anúncio foi suspensa.
“Fomos pegos ontem também de surpresa, igual todo mundo, com essa questão da suspensão temporária da vacina da dengue. Lembrando que a vacina que está sendo suspensa nesse momento é a do Butantan. Como falou ontem o ministro, o coordenador do programa nacional de imunização, é temporário, porque eles tiveram alguns efeitos diferentes do que mostravam os estudos clínicos”.
Danielle enfatizou que “as vacinas são seguras, elas tem uma larga segurança, quando a gente coloca uma vacina nova e tem essa introdução, ela já passou por muitos testes, mas temporariamente vão verificar o porquê que tiveram esses efeitos, e até tiveram duas ou três mortes ali, para ver se teve realmente ligação com a vacina, isso nem está comprovado. Eles vão ver de que maneira essa estratégia. Mas, nesse momento, a gente mantém a vacina para adolescentes, e até poucos meses atrás, essa vacina tinha só em algumas unidades, quatro ou cinco unidades do município”. A coordenadora aponta que toda unidade que tem sala de vacina, hoje 24, todas elas tem a vacina disponível.
Veja mais sobre a entrevista:
Leia também: Coordenadora detalha que cobertura da vacinação contra a gripe está baixa em Ponta Grossa























