#VCcomaBNT

Vandalismo frequente incomoda moradores em Residencial de Ponta Grossa

WhatsApp Image 2025-02-27 at 161018 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-02-27 at 161018
Reprodução: Imagens Cedidas
Indivíduos depredaram cestos de lixo, bancos e outros mobiliários instalados na praça; a situação gerou desconforto em quem mora nas proximidades.

A praça do Residencial Campo Bello, localizada no bairro de Oficinas, em Ponta Grossa, tem sido alvo frequente de depredação do patrimônio público, causando prejuízos para os moradores da região. O local, que antes era ponto de encontro e lazer, hoje enfrenta vandalismo recorrente, com bancos quebrados, cestos de lixo destruídos e a situação gera insegurança em quem mora na região. 

Uma moradora da região, que prefere não se identificar, relatou a gravidade da situação. “De alguns dias pra cá, tem rapazes que quebraram todos os bancos, arrancaram as ripas, quebraram os bancos. Os moradores têm que ficar soldando as traves porque eles quebram, sujam tudo, quebram as lixeiras. Está virando um caos, está tudo destruído”, afirmou.

Leia mais: Audiência pública sobre revisão tarifária da Sanepar acontece em março

A moradora conta que mora há dois anos no Residencial. Ela relata que não havia situação de vandalismo no início, porém a situação se agravou com o passar do tempo. “Era a coisa mais linda a praça. Nossa, eu adorava chegar assim de tarde em casa com a minha esposa, a gente pegava e ia sentar na praça, tomar uma bebida, conversar”, lamentou.

Veja vídeos cedidos pela moradora de como se encontra a praça. Nas imagens é possível ver que usuários depredaram até mesmo uma lixeira que era instalada na praça. 

Além da destruição do mobiliário urbano, o vandalismo tem gerado riscos para os moradores. Toda a situação é classificada como “caos”, pela moradora. “A gente vai sair de casa para ir na praça e não tem um banco para sentar porque quebraram tudo. Não dá para fazer nada na frente de casa. É marmanjo ensinando criança coisa que não presta. Olha, tá bem ruim, bem feio mesmo”, diz. 

Conforme o Código de Obras de Ponta Grossa, é proibido pichar, quebrar ou fazer mau uso do mobiliário urbano, como bancos de praças, gradil, postes e outros equipamentos públicos. Em caso de descumprimento destas medidas, poderá haver sanções legais. 

Prefeitura promete reparos

Diante das reclamações, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente afirmou que lamenta os episódios constantes de depredação do patrimônio público nas praças da cidade e garantiu que está trabalhando na manutenção dos espaços públicos. Segundo a Prefeitura, nas próximas semanas serão iniciados os reparos na praça do Residencial Campo Bello.

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01) Tentativa de roubo no Centro de PG Previsão de hoje (24)