Com ritmo intenso dia e noite, a obra da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, atingiu 60% de execução em pouco mais de um ano. Um dos diferenciais que tem garantido esse avanço acelerado é a atuação em turno noturno, algo inédito em obras desse porte no estado. Mesmo sob chuva e frio, os trabalhos seguem do pôr do sol até a madrugada, reiniciando com força total logo ao amanhecer.
A diretora técnica do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), engenheira Janice Kazmierczak Soares, destacou a importância da jornada noturna para cumprir os prazos desafiadores do projeto. “O turno noturno é essencial para manter o cronograma. Enfrentamos condições adversas como frio e chuva, mas o ritmo de execução não para”, afirmou durante visita técnica nesta quinta-feira (03).
Atividades noturnas específicas
Durante a noite, a obra foca em etapas técnicas como armação de ferragens, montagem de fôrmas, concretagem de peças estruturais, escavações e cravação de estacas. Já serviços como terraplanagem e contenções são deixados para o período diurno.
“O trabalho noturno nos permite preparar o terreno para o dia seguinte, otimizando a produtividade. Isso inclui desde a mobilização de materiais até ajustes estruturais”, explicou o engenheiro civil Gabryel Henrique Malanote Peixoto, responsável pela produção noturna da obra. Ele ressalta ainda que o uso de maquinário é mantido à noite, conforme disponibilidade de operadores.
Segurança redobrada
Com visibilidade reduzida e operação sobre a água, o trabalho noturno exige medidas rigorosas de segurança. “É um ambiente que demanda maior responsabilidade. Os trabalhadores são treinados especialmente para atuar nesse turno, com foco em prevenção de acidentes e uso correto dos equipamentos”, destacou Janice Soares.
Durante o dia, cerca de 650 profissionais atuam nos canteiros da ponte. No período noturno, esse número é reduzido para aproximadamente 100 trabalhadores, que entram em ação às 16h30 e seguem até a madrugada, finalizando atividades iniciadas e preparando o ambiente para o dia seguinte.
Obra avança nos acessos e estrutura da ponte
De acordo com o relatório de maio, a obra também avança na construção dos acessos estruturados nas duas extremidades da ponte, que está inserida na PR-412, em Guaratuba, com um traçado total de 3,07 km. Entre os serviços em andamento estão a cravação, escavação e concretagem das estacas, fabricação e lançamento das vigas longarinas pré-moldadas, execução das travessas, lajes e aduelas de disparo.
Até o momento, 50 das 64 estacas previstas foram concretadas — 17 no trecho estaiado e 33 no trecho pré-moldado. A ponte terá mais de 1.200 metros de extensão, com quatro faixas de tráfego, calçadas com ciclovia e faixas de segurança em ambos os sentidos, promovendo mais conforto e segurança para moradores e turistas.
Acompanhe em tempo real
A obra, considerada uma das mais aguardadas do litoral paranaense, pode ser acompanhada ao vivo pelas câmeras de monitoramento disponíveis no site: www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.
VEJA IMAGENS DA OBRA:
Comentar