Na sessão da última segunda-feira(11), na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa, a vereadora Josi, em nome do Mandato Coletivo do PSOL, mais uma vez cobrou que as comissões tenham celeridade, em relação ao PL 16/2021, que proíbe a soltura de fogos de estampidos, em nosso município. Esse foi o primeiro projeto de lei protocolado pelo Mandato Coletivo.
A parlamentar ressaltou que se faz urgente que esse PL seja apresentado para votação e seja aprovado, considerando que diversos segmentos da nossa sociedade o aguardam ansiosamente. Uma Audiência Pública sobre a importância do projeto foi realizada em 2021, com representantes do Observatório da Inclusão, de Ponta Grossa; familiares de portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA); Psicólogos; Veterinários; ONGs e Grupos de Proteção aos Animais. E esse evento nos deixou evidenciada a necessidade da proibição dos fogos de estampindo, da aprovação do PL 16/2021, no sentido de proteger pessoas com autismo que, em grande parte, apresentam hipersensibilidade auditiva, e acabam tendo crises de ansiedade, no auge de momentos festivos.
[RELACIONADAS]
Bem como animais domésticos e silvestres, que se tornam vítimas ou causadores de acidentes, por não saberem lidar com o barulho, para eles, ensurdecedor. “Causa dor, causa pânico, causa desespero, e muitas crises por conta desse barulho excessivo […] nosso pedido é muito simples, é eliminar o que faz mal, e manter o que é bonito!”, destacou a vereadora na tribuna, em sua comunicação parlamentar.