Política

Vereadores aprovam veto de projeto que daria gratuidade no transporte público em dias de vestibular

Imagem: Luiz Lacerda | CMPG
Discussão do veto foi acirrada, mas como não houve maioria de votos, o projeto foi derrubado pelos vereadores. Votação aconteceu nesta segunda (24)

A Câmara de Vereadores aprovou, nesta segunda-feira (24), o veto à Lei 15.105/2024, que daria gratuidade no transporte público nos dias de vestibulares em Ponta Grossa.

De acordo com o projeto, de autoria do vereador Geraldo Stocco (PV) no ano de 2023, a proposta daria gratuidade na passagem do transporte público aos estudantes que fossem prestar os vestibulares, como o da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) e o Enem. 

No entanto, após a Câmara de Vereadores aprovar a proposta, a prefeita Elizabeth vetou o projeto, alegando “inconstitucionalidade e contrariedade ao interesse público”. Com isso, o veto voltou à Câmara de Vereadores e os parlamentares discutiram a decisão. 

O vereador Izaías Salustiano (PL) questionou o veto. “Há o interesse público sim. Se não há interesse de que os estudantes, principalmente do ensino médio, possam chegar no local da prova no dia do exame, o que vai ter?! Se trata de uma situação de um serviço público essencial”. Já Paulo Balansin (União) criticou a ideia. “Eu vejo bastante vereador fazer ‘cortesia’ com ‘passagem de graça’, isso é fazer caridade com a mão dos outros, chega no fim do mês e alguém paga a conta”, rebateu.

No fim, nove vereadores votaram favoravelmente ao veto (Divo, Paulo Balansin, Jairton da Farmácia, Dr. Zeca, Júlio Kuller, Léo Farmacêutico, Maurício Silva, Missionária Adriana e Pastor Ezequiel) e nove contrários (Bianco, Celso Cieslak,, Izaías Salustinao, Dr. Erick, Daniel Milla, Felipe Chociai, Joce Canto, Josi do Coletivo, Ede Pimentel). O autor, Geraldo Stocco, não estava presente na sessão no momento. Como não houve maioria, foi mantida a decisão da prefeita e derrubado o projeto.     

Leia também: Athletico e Fluminense anunciam a demissão dos técnicos nesta segunda (24)


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone